Quase 200 raios foram registrados em Cordeiro nesta quinta

Um deles atingiu um prédio; veja o vídeo. Eletrônicos e eletrodomésticos foram queimados em duas casas. Algumas lâmpadas explodiram
Imagem: João Pedro Guaralde

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, registrou quase 200 raios ao longo desta quinta-feira (29/10) em Cordeiro, na Região Serrana. Foi de Cordeiro que veio a imagem marcante da semana. Um morador conseguiu registrar o exato momento em que um raio atingiu um prédio. Segundo levantamento do Elat, foram registrados 46 raios nuvem-solo, que atingiram o solo, e 145 raios intra-nuvem, aqueles entre as nuvens. Um dos raios atingiu o prédio em que mora a família do Thiago Prata, no bairro Morada do Poeta. Ao SF Notícias, ele contou que a descarga atingiu a estrutura metálica do telhado do terraço. “Algumas lâmpadas explodiram”, relatou Thiago. Os danos foram causados na casa dele e do pai dele, o Luiz Mezenga. O registro foi feito entre 20h e 20h15 por um vizinho do Thiago, o João Pedro Guaralde, da janela da cozinha. “Nossa, foi um baita estrondo. Meus filhos e meu sobrinho lá embaixo gritando. Minha mãe chorando”, contou Thiago (reveja a matéria AQUI). (continua após o vídeo)

Para hoje (30/10) e este sábado (31), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) emitiu dois alertas, sendo um para declínio de temperatura, e outro para a possibilidade de chuva forte em cidades da Região Serrana do estado. Um dos alertas diz que haverá um declínio acentuado da temperatura máxima nesta sexta-feira (30/10). Em algumas localidades a queda de temperatura poderá ser superior a 10°C. Já o outro diz que ocorrerá chuva localmente de forte intensidade em algumas áreas, acompanhada de descargas elétricas e ocasionais rajadas de vento. Pontualmente também devem ocorrer volumes significativos de precipitação. (continua após a publicidade)

Mais chuva e raios na região
Acompanhada de raios e de rajadas de vento, a chuva que atingiu municípios da região provocou a queda de várias árvores em localidades dos municípios de Bom Jardim e Duas Barras. Algumas árvores caíram sobre a rede elétrica, provocando a interrupção no fornecimento de energia em algumas localidades. Segundo a Defesa Civil de Bom Jardim, foram registradas rajadas de vento de até 70 km/h (reveja a matéria AQUI). Já o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, registrou 199 raios nuvem-solo e 411 raios intra-nuvem em Bom Jardim. Já em Duas Barras, foram registrados 75 raios nuvem-solo e 194 raios intra-nuvem.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress