Órgãos alertam para risco de temporais em S.Fidélis, Itaocara, Pádua, Miracema, Cordeiro, Friburgo e região

Nesta segunda (16), o Inmet também emitiu um alerta para a região. Em algumas cidades, como Miracema, Friburgo, Bom Jardim e Cambuci os temporais desta segunda provocaram transtornos

O verão ainda não chegou, mas os temporais típicos da estação mais quente já estão provocando transtornos para moradores de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro. Ontem, os temporais vieram acompanhados de raios, fortes rajadas de vento, grandes volumes de chuva e até granizo em algumas cidades. Em Nova Friburgo, uma das cidades mais afetadas, a chuva rápida, mas intensa, acompanhada de rajadas de vento, provocou enxurradas, alagamentos quedas de árvores e deslizamentos de terra. Quatro casas foram interditadas, sendo que três delas, eram habitadas, deixando dez pessoas desalojadas (leia AQUI). Também houve registro de desalojados em Miracema onde o temporal provocou alagamentos, quedas de árvores e elevou o nível do Ribeirão Santo Antônio. O ribeirão subiu rápido e chegou a 2 metros por volta das 18:30h de ontem. A cota de transbordo dele é de 3,50 m. Hoje pela manhã o nível baixou e estava em 90 centímetros (veja AQUI).

Fortes rajadas de vento – de até 75 km/h – também foram registradas em Bom Jardim, assustando os moradores. A região mais afetada foi a zona rural, onde não há medidores, e por isso, não é possível saber a velocidade do vento. São José do Ribeirão, Alto de São José, Laranjal e Varginha foram as áreas mais afetadas por quedas de árvores (confira AQUI). Já em Cambuci, no Noroeste Fluminense, a chuva forte aumentou o volume da cachoeira, no parque aquático. Segundo o secretário de Defesa Civil do município, Eduardo Werneck Paes, foram registrados 71 milímetros de chuva em uma hora. O Valão Dantas, que corta a área central da cidade, chegou a transbordar em dois pontos. A água invadiu algumas residências, mas não houve desabrigados ou desalojados (Veja AQUI). Moradores devem continuar em atenção nesta terça (17/11), pois há novos alertas para temporais.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), “ocorrerão pancadas de chuva de moderada a forte intensidade e acompanhadas de raios entre esta terça (17/11) e quarta-feira (18/11). Localmente a chuva poderá também vir acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade e/ou queda de granizo”. O aviso emitido pelo CPTEC abrange Aperibé, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macuco, Miracema, Natividade, Nova Friburgo, Porciúncula, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Varre-Sai, entre outras cidades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para o risco de chuva forte, ventos intensos e queda de granizo em todo o estado do Rio.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress