Vídeo: Rajadas de vento de até 75 km/h derrubam diversas árvores em Bom Jardim

Alguns pontos do município ficaram sem energia elétrica. A zona rural foi a mais afetada. Mais de 500 raios foram registrados no município
Imagens: Defesa Civil / Enel Distribuição Rio

Municípios das regiões Norte, Noroeste e Serrana do Rio foram atingidos por uma forte chuva com raios, rajadas de vento e, em alguns pontos granizo, ao longo desta segunda-feira (16/11). Bom Jardim, na Região Serrana do Rio, foi um dos municípios atingidos. Por lá, segundo Getúlio Gomes, coordenador de Defesa Civil, as fortes rajadas de vento derrubaram várias árvores, algumas delas, na rede elétrica. O coordenador informou que não choveu muito como em Nova Friburgo (reveja AQUI) e Miracema (reveja AQUI), mas que ventou bastante. No perímetro urbano do município foram registradas rajadas de vento de até 75 km/h. Através de um vídeo, que foi compartilhado nas redes sociais, é possível notar a força do vento na região do Alto de São José. (continua após o vídeo)

Ainda segundo o coordenador, a região mais afetada foi a zona rural, onde não há medidores, e por isso, não é possível saber a velocidade do vento. São José do Ribeirão, Alto de São José, Laranjal e Varginha foram as áreas mais afetadas com quedas de rede e árvores. A Enel Distribuição Rio, concessionária responsável pelo fornecimento de energia também teve problemas em Bom Jardim em decorrência das rajadas de vento. Segundo a empresa, as fortes rajadas de vento derrubaram mais de 20 árvores, além de muitos galhos, sobre a rede elétrica. “A Enel Distribuição Rio informa que quadruplicou o número de equipes técnicas atuando em Bom Jardim e cidades próximas para normalizar o fornecimento de energia para os clientes que tiveram o serviço afetado após a forte chuva registrada ontem (16/11)”, diz a nota enviada ao SF Notícias. (continua após a imagem)

Nas redes sociais também há relatos de queda de granizo em pontos de Bom Jardim, mas o até o fechamento dessa publicação, o SF Notícias não conseguiu contato com o autor da publicação para confirmar a localização exata do registro. A pedido do SF Notícias, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, fez um levantamento sobre a incidência de raios na região. Em Bom Jardim, foram registrados 67 raios nuvem-solo, que atingiram o solo, e 483 raios intra-nuvem, que ficam entre as nuvens. Ontem, mais cedo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta para o risco de tempestades em cidades da região. Segundo o aviso, a chuva poderia ser intensa e acompanhada de rajadas de vento, raios e até queda de granizo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress