Inmet emite alerta de ‘grande perigo’ para fortes chuvas em S.Fidélis, Itaocara, Pádua, Cordeiro, Friburgo e região

O aviso também abrange Cambuci, Itaperuna, São Francisco de Itabapoana, Campos, Madalena, S.S. do Alto, Trajano de Moraes, entre outras cidades. Há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios em algumas cidades, segundo o Inmet
Chuva forte vem provocando transtornos na região nesta semana

O estado do Rio de Janeiro ainda está sob a influência de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que mantém o tempo muito instável nesta quarta-feira (09), com condições para chuva e alto risco de temporais, segundo a Climatempo. Todas áreas do estado estão sujeitas à chuva de moderada a forte intensidade, mas com a maior concentração dos temporais no interior. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o estado do Rio nesta quarta. Um deles é para chuvas intensas e abrange todo o território fluminense. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas” – alerta o órgão.

O outro aviso de “grande perigo” é para o risco de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. “Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco” – informa o Inmet. Esse aviso abrange as cidades de Aperibé, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macuco, Miracema, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, entre outras. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos também alerta para a possibilidade de temporais nestas cidades.

Chuva na região
Entre a noite de segunda (07) e manhã desta quarta (09) já choveu de forma intensa em várias cidades do Estado do Rio. Em Nova Friburgo, houve transbordamento de rios e córregos, e diversas ruas ficaram inundadas com a chuva intensa da madrugada desta terça (08), reveja AQUI. Em Bom Jardim, a ponte da estrada da localidade de Retiro, em Banquete, caiu com a força da água. O córrego que passa pelo distrito de Barra Alegre transbordou e inundou a principal rua do distrito (veja AQUI). Também choveu forte em Trajano de Moraes; as regiões mais atingidas foram Alto Macabu, Tirol, Ponte de Zinco, Ponte Nova e Maria Mendonça, confira AQUI. Já na manhã desta quarta choveu de forma intensa em diferentes pontos da zona rural de São Fidélis. As localidades atingidas foram Laje de Macapá (leia a matéria AQUI), Recreio e Serra do Itacolomi (confira AQUI).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress