Temporal provoca transbordamento de rios, córregos e deixa várias ruas inundadas em Friburgo

Há inundações em diversos pontos de Nova Friburgo. O Corpo de Bombeiros precisou socorrer duas pessoas em áreas de inundações

Chove sem parar desde a noite desta segunda-feira (07/12) em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. A chuva, que se intensificou durante a madrugada desta terça, provocou elevação de córregos, rios e deixou diversas ruas inundadas em vários bairros. O Rio Cônego transbordou em Olaria. Já o Rio Bengalas transbordou no Centro e em Conselheiro Paulino. Há pontos de inundação em Mury, Lumiar, Centro, Conselheiro Paulino, Jardim Califórnia, São Geraldo, Olaria e em vários outros bairros. O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate de dois homens em áreas de inundações, sendo um deles na Rua Jardel Hotz, e o outro na Rua Tiradentes.

continua após o vídeo

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden, registrou 137.18 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na estação do Caledônia, sendo 109.61 milímetros nas últimas 12 horas e 98.79 milímetros em seis horas. No Cardinot foram 125.62 mm em 24 horas, 102.38 milímetros em 12 horas e 93.93 nas últimas seis horas. Já em Mury foram registrados 65.06 milímetros nas últimas 12 horas e 53.65 nas últimas seis horas. De acordo com a Rota 116, concessionária que administra a RJ-116, devido às fortes chuvas que caem desde a madrugada, o tráfego está suspenso em Mury devido ao aumento do nível do rio paralelo à rodovia. Já próximo à Praça de Pedágio de Furnas, há quedas de barreiras e de árvores de pequeno porte nos quilômetros 93, 95 e 99,5, deixando a rodovia parcialmente obstruída.

 continua após o vídeo

Até o momento a Defesa Civil de Nova Friburgo não divulgou informações se houve registro de ocorrências em decorrência da forte e constante chuva. Ontem o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos havia emitido um alerta vermelho para municípios da região. “Ocorrerão chuvas de moderada a forte intensidade entre esta segunda (07/12) e terça-feira (08/12). A manutenção da condição de chuva ao longo do período favorecerá acumulados superiores a 50 mm na maior parte dos municípios sendo que, pontualmente, os acumulados poderão superar 100 mm” – diz o alerta.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress