Temporal atinge zona rural de Trajano de Moraes e enxurrada destrói ponte

Nas redes sociais os moradores disseram que acreditam ter ocorrido o fenômeno conhecido como "cabeça d'água". Choveu forte e o nível da água subiu rápido

Uma forte chuva atingiu a zona rural do município de Trajano de Moraes na noite do último sábado (02/01/2021). O temporal provocou deslizamento de terras, quedas de árvores e uma enxurrada, que arrastou uma ponte que fica na estrada da localidade de Lagoinha. Nas redes sociais os moradores disseram que acreditam ter ocorrido o fenômeno conhecido como “cabeça d’água”, que é o aumento rápido e repentino do nível de um rio corrente ou cheio, devido às chuvas nas cabeceiras ou em trechos mais altos de seu percurso.

continua após o vídeo

https://www.instagram.com/p/CJnw9o4jV4L/?utm_source=ig_web_copy_link

A região rural não possui uma estação pluviométrica, por isso não é possível saber a quantidade de chuva registrada, mas segundo os moradores, choveu muito forte. Houve vários pequenos deslizamentos de terra nas estradas vicinais das localidades de Lagoinha, Penedo e Retiro. Nossa redação não recebeu um retorno até o momento da Defesa Civil de Trajano de Moraes sobre as ocorrências em decorrência da chuva.

continua após a imagem

Alerta de chuva
Os institutos de meteorologia haviam alertado para a possibilidade chuva forte com rajadas de vento e raios. No sábado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por exemplo, havia emitido um alerta de “grande perigo” para chuvas intensas na região, com previsão de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, e ventos superiores a 100 km/h. Já o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) havia emitido um alerta para pancadas de chuva entre moderada e forte intensidade, acompanhada de raios e rajadas de vento e volumes pontuais significativos de chuva em alguns locais da região.

Chuva com granizo
No dia 18 de novembro do ano passado a região de Penedo e Lagoinha já havia sido atingida por uma forte chuva acompanhada de queda de granizo (vídeo abaixo). O registro foi feito por uma leitora do SF Notícias (reveja a matéria AQUI).

https://www.instagram.com/p/CI9XyZXjT2m/?utm_source=ig_web_copy_link

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress