CPTEC alerta para risco de temporais em S.Fidélis, Pádua, Miracema, Itaocara, Friburgo, Cordeiro e região

O ar está extremamente úmido por causa do tempo chuvoso dos últimos dias e o maior aquecimento no último fim de semana de 2020 vai estimular o crescimento de nuvens carregadas
Foto: SF Notícias

O Natal foi marcado por muita chuva, que trouxe transtornos à população de vários municípios. Em São Fidélis, córregos e valões transbordaram após uma forte chuva na zona rural do município. Ruas ficaram alagadas e casas chegaram a ficar inundadas. Os níveis dos valões subiram rápido (veja AQUI). Em Santo Antônio de Pádua, ruas do Centro e de outros bairros como o Dezessete ficaram alagadas. Foram mais de 40 milímetros de chuva (reveja AQUI). Já Miracema foi um dos municípios onde mais choveu. A estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden, registrou 109 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. O grande volume de chuva provocou pontos de alagamentos e elevação no nível do Ribeirão Santo Antônio, que corta o perímetro urbano do município (leia AQUI). Segundo a Climatempo, a chuva é parte da ZCAS – zona de convergência do Atlântico Sul – que está atuando sobre a Região Sudeste desde o começo dessa semana.

Para o último fim de semana de 2020, a previsão é de diminuição das áreas de instabilidade. Algumas cidades já terão alguns períodos com sol, mas as condições para pancadas de chuva ainda são muito altas. Ainda segundo a Climatempo, o ar está extremamente úmido por causa do tempo chuvoso dos últimos dias e o maior aquecimento do fim de semana vai estimular o crescimento de nuvens carregadas. Com isso, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) emitiu um alerta para o risco de temporais na região. “Ocorrerão pancadas de chuva de moderada a forte intensidade e que virão acompanhadas de raios entre a tarde deste sábado (26/12) e madrugada do domingo (27/12). Isoladamente, não se descarta a ocorrência de rajadas de vento de forte intensidade e/ou queda de granizo” – diz o alerta que abrange Aperibé, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Itaperuna, Macuco, Miracema, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, entre outras cidades.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress