Com avanço de frente fria, semana será marcada por mais temporais e queda de temperatura

Há risco para temporais com o avanço da frente fria, associado à circulação atmosférica de níveis superiores. Acompanhando a frente fria uma massa de ar de origem polar provoca queda de temperatura no decorrer da semana, segundo a Climatempo
Fotos: SF Notícias

A semana começou quente. O domingo (15/11), feriado da Proclamação da República e dia das eleições municipais, foi marcado por sol forte e pancadas de chuva à tarde e à noite em algumas regiões do estado do Rio. Já nesta segunda (16) temporais foram registrados em diversas cidades. Em Miracema, Cambuci e Nova Friburgo foram diversos transtornos provocados pela chuva forte (leia mais nos links no final da matéria). Em São Fidélis o grande volume de chuva provocou alagamentos em diversas ruas (veja AQUI). Moradores da região devem continuar atentos aos avisos meteorológicos e orientações das secretarias de Defesa Civil, pois uma frente fria que avança da Região Sul provoca mudanças nas condições de tempo. Segundo a Climatempo, nos próximos dias, áreas do Sudeste ficam com risco para temporais com o avanço do sistema, associado à circulação atmosférica de níveis superiores.

Ainda segundo a Climatempo, acompanhando a frente fria, uma massa de ar de origem polar provoca queda de temperatura no decorrer da semana. Nesta terça (17), o sistema fica associado à circulação dos ventos em médios níveis da atmosfera, que reforça as instabilidades, o que aumenta o risco de temporais. O sistema ajuda a organizar um cavado meteorológico que tende a provocar formação de instabilidades no estado do Rio de Janeiro ao longo da semana. Nesta quarta (18) a frente fria avança em alto mar e se posiciona entre a costa do Rio e do Espírito Santo no final do dia. Com isso, explica a Climatempo, as pancadas de chuva devem atuar com forte intensidade entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro.

A frente fria se posiciona na altura do estado do Espírito Santo na quinta (19) e a circulação atmosférica favorece ainda à formação de muitos núcleos de chuva forte. A Climatempo alerta para risco de temporais, chuva volumosa, ventania e raios. Nos grandes centros urbanos há risco de alagamentos e devido aos acumulados de chuva o risco de transbordamento de córregos e rios fica elevado. Na sexta (20) o cavado meteorológico perde força em algumas áreas e passa a atuar juntamente com a frente fria em áreas mais restritas. A previsão é de que a temperatura comece a cair na região a partir de quinta-feira, a máxima não deve passar de 26°C ao longo do fim de semana.
Veja também:
Vídeo: Chuva forte com rajadas de vento provoca alagamentos em Miracema
Vídeo: Temporal assusta moradores, alaga ruas e provoca transtornos em Friburgo
Temporal aumenta volume de cachoeira e de valões em Cambuci; Defesa Civil monitora

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress