Chuva e granizo em cidades da região; Elat registra mais de 3 mil raios em Cantagalo, Cordeiro, Bom Jardim e Friburgo

Também foram registrados raios em Duas Barras e Macuco. Em Friburgo, 04 pessoas ficaram desalojadas e foram para casas de parentes. Em Rio das Ostras, uma criança morreu atingida por um raio
Elat registrou mais de 3 mil raios em municípios da região

Uma chuva forte acompanhada de rajadas de vento, queda de granizo e raios atingiu algumas cidades da região, deixando uma criança morta e quatro pessoas desalojadas. O maior registro de chuva nas últimas 24 horas foi em São Fidélis, entretanto, a cidade que mais teve problemas em decorrência da chuva foi Nova Friburgo. Mas, foi em Rio das Ostras que se registrou a pior perda em decorrência da chuva; uma criança morreu atingida por um raio. Em São Fidélis, o sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) registrou 71.8 milímetros em apenas 4 horas, sendo 57.8 em um intervalo de uma hora. Várias ruas ficaram alagadas (reveja AQUI). (continua após a foto)

Em Nova Friburgo, quatro pessoas ficaram desalojadas. Todos foram para casas de parentes. Moradores registraram queda de granizo em vários pontos do município. Ao SF Notícias, o secretário de Defesa Civil, Robson José Teixeira, informou que a chuva de granizo com mais intensidade foi registrada no Amparo, em Conselheiro Paulino e no Cardinot. Ainda de acordo com o secretário, várias casas tiveram danos devido ao granizo, principalmente em Conselheiro. Houve inúmeras quedas de árvore no município, provocando danos materiais e na rede elétrica. O maior registro de chuva em Friburgo foi em Riogradina, onde foram registrados 34,16 milímetros. (reveja a matéria sobre a chuva de granizo em Friburgo AQUI). Também houve relatos de queda de granizo em Bom Jardim e Rio das Ostras. Neste último, uma menina de 4 anos morreu ao ser atingida por um raio na Praia da Boca da Barra. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, entre 12h e as 16h desta quarta foram registrados cinco raios nuvem-solo e 30 intra-nuvem em Rio das Ostras. Dos cinco raios que atingiram o solo, um deles atingiu a criança (reveja AQUI)

Registro da Renata Martins em Cordeiro

Mais de 3 mil raios registrados na região
A pedido do SF Notícias, o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, fez um registro sobre a incidência de raios em Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco e Nova Friburgo. Segundo o ELAT, o maior número de raios registrados foi em Friburgo, sendo 249 nuvem-solo e 1.565 intra-nuvem, sendo 185 nuvem-solo e 680 intra-nuvem entre 12h e as 16h de quarta. O segundo maior registro foi em Bom Jardim, sendo 110 nuvem-solo e 950 intra-nuvem. Na sequência aparece Duas Barras, com 51 nuvem-solo e 370 intra-nuvem. Em Cordeiro foram 05 nuvem-solo e 41 intra-nuvem. Já em Cantagalo, foram 08 nuvem-solo e 17 intra-nuvem, e em Macuco, 01 intra-nuvem. O levantamento foi feito entre 00h de quarta (28) e as 06h desta quinta (29).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress