Calamidade: Distrito de São João do Paraíso, em Cambuci, é inundado após temporal

Essa é uma das piores cheias já enfrentadas pelo distrito; até a parte alta foi afetada. Muitos moradores perderam tudo
Imagens: Paulo Fernando / José Leonardo / redes sociais

A situação é de calamidade pública! O distrito de São João do Paraíso, no município de Cambuci, no Noroeste Fluminense, está enfrentando uma das piores cheias de sua história. A última havia ocorrido em novembro de 2018 após um temporal, mas a desta quarta-feira (18/11) atingiu até a parte alta do distrito. Um temporal durante a madrugada atingiu a sede do município (Cambuci) e os distritos de Monte Verde, Cruzeiro e São João do Paraíso. Toda água que caiu nos distritos de Cruzeiro e Monte Verde seguiu para o último distrito, onde quase toda área habitada foi inundada. Diversos moradores perderam absolutamente tudo. Alguns ainda conseguiram salvar algumas coisas, mas bem pouco. (continua após o vídeo)

O SF Notícias conversou com um dos moradores que teve a casa inundada e perdeu tudo. José Leonardo de Souza da Silva contou que mora na parte alta, e nunca havia ido água na casa dele, mas dessa vez, a água passou por cima da janela. Ele contou que às 4h33 da madrugada recebeu uma ligação de um morador que reside em uma localidade acima do distrito, informando que estava chovendo muito forte e muita água estava descendo na direção de São João do Paraíso. Leonardo contou ainda que conseguiu avisar muitos moradores. Ele perdeu tudo “nem roupa sobrou”, disse durante uma conversa com a nossa redação.  (continua após o vídeo)

Cachoeira após temporal

A região rural de Cambuci não possui estações pluviométricas, por isso, não é possível saber a quantidade de chuva que atingiu esses distritos, mas Cambuci foi um dos municípios com maiores volumes de chuva no estado nas últimas horas, segundo a Climatempo. Foram registrados milímetros 42,8 mm apenas entre 00h e 3h30. Na noite da última segunda-feira a sede do município já havia sido atingida por uma forte chuva que provocou elevações de córregos e do volume da cachoeira do parque aquático. Naquele dia, algumas casas foram inundadas. Já na madrugada desta quarta-feira, a sede do município foi novamente atingida por uma chuva forte. O Valão Dantas voltou a transbordar e a água invadiu algumas residências. O parque aquático voltou a ser tomado por muita lama, troncos de árvores e muita água. O vídeo abaixo mostra um resumo da situação nos distritos de Cambuci. Veja os links abaixo com imagens do temporal de segunda-feira (16). O temporal desta madrugada também provocou inundações em Laranjais (reveja AQUI) e em Jaguarembé (reveja AQUI), distritos de Itaocara.

Imagens mostram como ficou o parque aquático de Cambuci após temporal desta segunda

Temporal aumenta volume de cachoeira e de valões em Cambuci; Defesa Civil monitora

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress