Temporal provoca transbordamento de ribeirão em Laranjais, distrito de Itaocara

Ruas e residências ficaram inundadas. A força da água carregou parte da cabeceira de uma ponte
Temporais atingiram cidades da região na madrugada

Temporais voltaram a atingir cidades da região durante a madrugada desta quarta-feira (18/11). Um dos municípios afetados é Itaocara, no Noroeste Fluminense. Por lá, no distrito de Laranjais, o Ribeirão das Areias transbordou e invadiu ruas e residências. Segundo um morador do distrito, Willy Boechat, a chuva forte começou por volta das 2h45 da madrugada, foi quando o nível do ribeirão começou a subir. A água não chegou a entrar na residência dele, ficou apenas na calçada, mas vários outros moradores tiveram as casas invadidas pela cheia. A força da água carregou parte da cabeceira de uma ponte que dá acesso ao trevo do distrito. Nas redes sociais, os moradores acreditam que tenha ocorrido o fenômeno conhecido como Cabeça D’água, que é o aumento rápido e repentino do nível de um rio corrente ou cheio, devido às chuvas nas cabeceiras ou em trechos mais altos de seu percurso. (continua após o vídeo)

O Valão da Onça também transbordou no distrito de Jaguarembé (veja AQUI). Os dois distritos não possuem estações pluviométricas, por isso não é possível saber a quantidade de chuva nesses locais. A estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais localizada no Centro da cidade marca um acumulado de 68 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, sendo 41.6 nas últimas seis horas. Ontem o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) haviam alertado para a possibilidade de temporais com raios, rajadas de vento e até granizo entre terça (17) e está quarta-feira (18). Para piorar, municípios da região Noroeste Fluminense estão sem energia desde a noite desta terça-feira (17). (continua após o vídeo)

Imagens áreas dão uma dimensão de como ficou o distrito após o temporal. O vídeo acima foi feito pelo Romário Barria, morador do distrito. Segundo ele, choveu muito e o ribeirão subiu muito rápido. Romário contou ainda que alguns moradores foram surpreendidos pela água. “Tem moradores que quando acordaram, a água já estava dentro de casa”, contou ele ao SF Notícias. O SF Notícias ainda não conseguiu contato com a Defesa Civil de Itaocara. Veja abaixo outras imagens de Laranjais.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress