Vídeo mostra carro sendo arrastado para dentro de rio em Friburgo; cidade está em alerta

Estações registraram mais de 100 milímetros de chuva. Várias ruas ficaram inundadas e o Corpo de Bombeiros resgatou dois moradores que ficaram ilhados
Imagens: redes sociais

A Defesa Civil de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, entrou em estágio de alerta após a forte e constante chuva que atingiu o município durante a madrugada. Começou a chover ainda na noite de segunda, mas durante a madrugada desta terça (08/12), a chuva ficou mais forte. Rios e córregos transbordaram, deixando várias casas e diversas ruas inundadas. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um carro sendo levado pela água para dentro do curso de um rio no Jardim Califórnia, em Conselheiro Paulino. O Rio Cônego transbordou em Olaria. Já o Rio Bengalas transbordou no Centro e em Conselheiro Paulino. Houve registro de pontos de inundação em Mury, Lumiar, Centro, Conselheiro Paulino, Jardim Califórnia, São Geraldo, Olaria e em vários outros bairros.

continua após o vídeo

O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate de dois homens em áreas de inundações, sendo um deles na Rua Jardel Hotz, e o outro na Rua Tiradentes. Segundo comunicado da Prefeitura de Nova Friburgo, a situação mais crítica foi observada em Mury, Olaria, Conselheiro Paulino e próximo à Fábrica de Rendas. Ainda de acordo com a Prefeitura, o município conta com aproximadamente 95 pontos de apoio da Defesa Civil, que, embora não tenham sido utilizados durante este período, estão de prontidão para caso haja necessidade. “A Defesa Civil de Nova Friburgo alerta a toda a população a se manter em local seguro e afastada de córregos, rios e taludes. A Defesa Civil de Nova Friburgo está de prontidão para os atendimentos de casos de emergência, através do 199”, diz o comunicado.

continua após o vídeo

Nas últimas 24 horas, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden, registrou 140.11 milímetros de chuva na estação do Caledônia, sendo 100.57 nas últimas 12 horas. No Cardinot foram 126.02 milímetros em 24 horas, sendo 91.78 em 12 horas. Na Granja Spinelli foram registrados 116.76 milímetros nas últimas 24 horas. Em Lumiar, foram 88.25 milímetros, e em Mury, 82.59 milímetros em 24 horas. Até o momento não há informações sobre pessoas desabrigadas ou desalojadas. Ontem o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos havia emitido um alerta vermelho para municípios da região.

continua após o vídeo

Com a formação de uma Zona de Convergência, há previsão de muita chuva no Sudeste do Brasil, segundo a Climatempo. Essa configuração atmosférica, comum nesta época do ano, vai influenciar a Região durante toda a semana provocando elevados volumes de chuva. Assim como nesta segunda, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) emitiu um alerta para chuva forte na região e também para o risco de temporais. Podem ocorrer pancadas de chuva de moderada a forte intensidade entre a tarde e noite desta terça (08). Localmente a chuva poderá vir acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade e/ou queda de granizo. A manutenção da condição de chuva ao longo do período poderá acarretar em acumulados e oferecer transtornos à população.

continua após a imagem

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para chuvas intensas – entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h) – em grande parte do Norte/Noroeste Fluminense, e chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos (60-100 km/h) na Região Serrana e outras regiões. Os avisos abrangem Aperibé, Bom Jardim, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Macuco, Miracema, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São João da Barra, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, entre outras cidades.

VEJA MAIS

A história de Romário, o Baixinho artilheiro

Eternizado por seus gols e atuações na Copa do Mundo de 1994, quando foi campeão e eleito o melhor jogador, Romário é considerado um dos maiores centroavantes da História do futebol brasileiro e mundial

VEJA MAIS