Vídeo: Lobo-guará na localidade de Engenho Central em Itaocara

Nos últimos anos tem aumentado o registro de lobo-guará em cidades da nossa região. Em julho, um animal da espécie foi resgatado à beira da morte em Pádua

Mais um lobo-guará foi visto em nossa região, algo que infelizmente vem se tornando comum nos municípios do Norte e Noroeste Fluminense, e parte da Região Serrana. Por que infelizmente? O fato de estar aumentando cada vez o registro da espécie em nossa região mostra que cada vez mais animais estão saindo do seu habitat natural, e isso não é bom! Está sendo mais fácil ver o próprio lobo-guará em cidades da nossa região do que a nota de R$ 200 que faz uma homenagem à espécie, que está ameaçada de extinção.

 Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

No último domingo (16) um lobo-guará foi visto na região da localidade de Engenho Central, em Itaocara. Em um dos vídeos enviados para nossa redação dá para ver que o animal fica assustado com a presença de um carro e tenta entrar em uma propriedade. Como não consegue, ele atravessa a pista correndo e entra em uma área de mata (veja o vídeo no final da matéria).

De 2020 para cá o SF Notícias noticiou vários registros da espécie em cidades como Aperibé, Cambuci, Itaocara, Macuco, Miracema, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua e São Fidélis. Três animais morreram em rodovias da nossa região; um em Macuco, outro na RJ-116 entre Pádua e Miracema e outro na RJ-158, entre São Fidélis e Campos.

Em julho desse ano um lobo-guará foi resgatado bem debilitado, com subnutrição e presença de sarna na zona rural de Pádua. Nesta semana o SF Notícias mostrou que o animal, que estava à beira da morte, foi tratado, se recuperou e foi devolvido à natureza  (reveja a matéria AQUI). Ele foi batizado de “Chiquinho”, nome escolhido através de uma enquete realizada nas redes sociais do SF Notícias em parceria com o Parque Estadual do Desengano.

continua após a imagem

Mas, qual seria a explicação para tantos aparecimentos de lobo-guará em nossa região? Para Carlos Dário, gestor do Parque Estadual do Desengano, unidade de conservação que fica entre Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena, uma das hipóteses, na visão do gestor, é de que a espécie esteja sendo exprimida para fora do seu habitat em função dos desmatamentos e dos incêndios criminosos na região do cerrado, e a região mais próxima é a ponta do estado do Rio de Janeiro, justamente municípios do Norte e Noroeste Fluminense, que fazem divisa ou ficam próximos de Minas Gerais.

A outra hipótese, ainda sem comprovação, é de que pode haver uma população [de lobo-guará] já estabelecida em nossa região, mas não se sabe o tamanho dessa população. Veja abaixo o vídeo do registro feito em Engenho Central neste domingo abaixo, ou em nosso Instagram através do 👉 @sfnoticias.

https://www.instagram.com/reel/Cj6CYQzgb0I/?utm_source=ig_web_copy_link

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress