Vídeo: Bombeiros de Friburgo homenageiam vítimas da tragédia de 2011

Naquele ano, três militares morreram soterrados em Nova Friburgo. Eles estão entre as mais de 900 vítimas do maior desastre natural do Brasil
Fotos: Divulgação/ Corpo de Bombeiros

Há exatos 10 anos três militares do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, morreram soterrados no Centro da cidade. Na madrugada do dia 11 para 12 de janeiro de 2011, uma tragédia assolava a Região Serrana do Rio de Janeiro. Nessa catástrofe, a corporação perdeu heróis, que honraram a farda e o lema da corporação para salvar o próximo até o último segundo de vida. Desde domingo (10), atos vêm sendo realizados pelo 6º Grupamento de Bombeiros de Friburgo para homenagear os militares que perderam suas vidas no cumprimento de suas missões naquele ano e as demais vítimas. Na solenidade realizada no domingo, além das homenagens aos militares, a cerimônia prestigiou cidadãos, profissionais e instituições que foram de extrema relevância durante as ações de resposta. Houve entrega da Medalha Ordem do Mérito de Defesa Civil.

continua após o vídeo

Ao todo, cinco bombeiros que morreram no desastre foram homenageados: o 2º sargento Marco Antônio Verly da Conceição, os cabos Victor Lembo Spinelli e Flávio Uanderson Rodrigues de Freitas, que prestavam socorro às vítimas e não resistiram aos ferimentos em Friburgo. Outros dois profissionais eram moradores de Teresópolis, uma das cidades mais atingidas pela tragédia, e estavam em casa quando as residências foram atingidas: bombeiros Isaac Bravo (lotado no próprio quartel de Teresópolis) e Ruan Carlos Guarillha (lotado no Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, em Magé). No no final da noite de ontem e à 00h desta terça (12) ocorreram homenagens em todas as unidades do Corpo de Bombeiros em memória aos militares vítimas do maior desastre natural do Brasil.

continua após a imagem

Em Nova Friburgo, o 6º GBM realizou o ato solene de homenagem na Praça do Suspiro, um dos pontos afetados na tragédia. Do alto da escada mecânica de uma viatura mediante a corneta, o “Toque de Silêncio” ecoou pela cidade, emocionando os friburguenses, em uma singela homenagem aqueles que perderam suas vidas na tragédia de 2011. A melodia, que é utilizada para homenagear militares que morreram em serviço, foi executada de forma simultânea em todos os quarteis do estado. Além dos militares, durante o evento dessa madrugada, segundo o Governo do Estado, 26 pessoas, órgãos e instituições também foram condecorados com a Medalha Ordem do Mérito de Defesa Civil por terem tido extrema relevância durante a tragédia. Ao todo, 82 condecorações foram entregues nos três quartéis – Friburgo, Teresópolis e Petrópolis – desde o último domingo (10).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress