Urgente: Cantagalo confirma cinco casos da variante Delta do Coronavírus, a mais transmissível

Cantagalo também confirmou um caso da variante Gama. "Observamos uma ascensão dos casos ativos nos últimos dias em Cantagalo, o que já apontava para a presença da variante em nosso município", disse o Secretário de Saúde, Márcio Barbas.

A variante Delta do Coronavírus, considerada a mais transmissível, foi registrada em mais um município da nossa região; dessa vez, em Cantagalo, na Região Serrana do Rio. Em um comunicado feito neste domingo (29/08), a Secretaria de Saúde de Cantagalo informou que foram identificadas em amostras enviadas ao Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ) nos dias 09/08 e 10/08, cinco amostras com a variante Delta no município. Ainda também foi identificada uma amostra com a variante Gama. As amostras foram identificadas pelo LNCC (laboratório nacional de computação científica) da UFRJ, após envio das amostras pelo LACEN.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

De acordo com a Secretaria de Saúde, as amostras identificadas através de confirmação do sequenciamento genômico estão distribuídas em bairros da sede do município, como também nos distritos, o que fortalece a ideia da disseminação da variante enquanto predominante.

“O setor de epidemiologia alerta a todos, que mantenham os cuidados visando a prevenção da contaminação pelo vírus. O momento exige o cuidado e atenção de todos”, diz o comunicado.

“Observamos uma ascensão dos casos ativos nos últimos dias em Cantagalo, o que já apontava para a presença da variante em nosso município. O momento é de manter todos os cuidados na prevenção e principalmente que os Cantagalenses procurem se vacinar contra a covid-19.” – destacou o Secretário de Saúde, Márcio Barbas.

A variante Delta, que foi identificada em amostras de cinco moradores de Cantagalo, é originária da Índia, e considerada a mais transmissível do Coronavírus. Ela já foi identificada em mais de 100 países, e aqui no Brasil, vem crescendo o número de casos em cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A Delta é uma das chamadas “variantes preocupantes” classificadas pela Organização Mundial de Saúde por terem a possibilidade de gerar reinfecção em quem já teve a doença.

A outra variante identificada em Cantagalo é a Gama, antes chamada de P1. Ela surgiu em dezembro do ano passado em Manaus, quando o estado do Amazonas passou por aquele surto da doença provocando superlotação dos hospitais e diversas mortes. A P1 era a variante predominante no estado do Rio até a chagada da Delta.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress