UHE Itaocara e Fiocruz apoiam o combate ao Aedes aegypti na região

As ações começam esta semana com a visita de pesquisadores
da Fiocruz às Secretarias Municipais de Saúde da região

usina itaocara 2
Fotos e fonte: UHE Itaocara

A Usina Hidrelétrica Itaocara S.A. firmou uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), excelência no combate a endemias em todo Brasil, com o objetivo de reforçar as ações de controle do mosquito Aedes aegypti, nos municípios de Aperibé, Cantagalo, Itaocara, Pirapetinga e Santo Antônio de Pádua. A proposta consolida o compromisso do empreendimento de apoiar as iniciativas dos municípios de sua área de influência.

Para melhor interação com a região, a equipe da Fiocruz, coordenada pelo professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), Luciano Toledo, esteve nesta quinta e sexta-feira, 31 de maio e 1º de abril, visitando as Secretarias de Saúde dos cinco municípios. Durante estes encontros, a equipe apresentou o desenvolvimento das atividades.

A proposta da parceria da Usina com a Fiocruz é contribuir com as ações já desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Saúde. A campanha prevê atualização dos protocolos de prevenção e tratamento da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Também acontecerão atividades abertas à população, visando a conscientização para a prevenção contínua na eliminação de criadouros de larvas do mosquito.

Entre as atividades propostas estão a realização de diagnóstico da situação e tendências da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Microcefalia, além do grau de infestação pelo mosquito Aedes aegypti na área de influência da UHE Itaocara, nos últimos dez anos. A equipe da Fiocruz também realizará visitas técnicas nas unidades de Vigilância Epidemiológicas/Controle de doenças dos municípios.

A parceria Usina Hidrelétrica Itaocara S.A. e a Fiocruz prevê ainda workshop regional dirigido aos agentes de saúde para repasse de métodos mais atuais e técnicas recentes de controle do mosquito e tratamento das doenças transmitidas por ele. Também serão realizadas palestras nos cinco municípios sobre os aspectos mais relevantes da epidemiologia, destinadas à população em geral, além de montagem de estandes da Fiocruz e Secretaria Municipal de Saúde, em local público, igualmente nos cinco municípios, onde serão realizadas atividades de educação em saúde.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress