Temperaturas negativas e geada: Trajano de Moraes tem o dia mais frio do ano; termômetro chegou a marcar -7°C

Moradores registraram geadas em pontos de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, além de Trajano de Moraes
Imagens: Jussara Mafort

Ontem o SF Notícias havia publicado o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para queda brusca na temperatura em cidades do Estado do Rio, principalmente em cidades da Região Serrana. E num é que o frio veio! Moradores registraram geadas em pontos de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, além de Trajano de Moraes. Em Trajano, termômetros de ambiente chegaram a registrar temperaturas negativas. Na localidade de Tirol o termômetro da Jussara Mafort chegou a marcar -7°C na manhã desta terça. A geada mudou a paisagem em propriedades na localidade. Plantas, pastos, cercas, um pontilhão e até um elástico de cabelo amanheceram cobertos pelo gelo.

Tem Instagram  Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

continua após a imagem

Segundo a Climatempo, a geada é um fenômeno da natureza que ocorre quando se formam camadas finas de gelo sobre as plantas ou outras superfícies lisas, como vidros de janelas. A definição é o congelamento do orvalho sobre a superfície. Ainda segundo a Climatempo, a geada branca é conhecida por deixar a paisagem branquinha e é a mais comum e, quando acontece com moderada a forte intensidade, deixa os gramados e os capôs dos carros branquinhos. Este é um fenômeno típico de noites calmas, com vento fraco, com pouca ou nenhuma nebulosidade no céu.

Em Nova Friburgo, houve registro de geada próximo à Conquista, e no sítio da Orgânicos Miller, em pedra solta, em Três Picos. Bancos, plantação, cercas, pedaços de madeira e até um pneu ficaram cobertos por uma camada branca de gelo. Nos pontos de maior altitude, como no Pico da Caledônia, o frio foi congelante. Temperaturas negativas voltaram a ser registradas e a mínima pode ter sido de -4°C. O Paulo Braga Junior (@juninhoteleva) registrou novamente a água congelada na cabine dos vigilantes. Dessa vez a espessura do gelo foi ainda maior (Veja o vídeo AQUI). As marcações das temperaturas não foram feitas por estações oficiais, já que nos locais citados não existem estações do INMET.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress