Secretário de Saúde de Campos alerta sobre possibilidade de epidemia de dengue em 2016

DENGUE-PUREZA-4
Fotos: Arquivo. | Fonte: G1.

Campos dos Goytacazes pode sofrer uma epidemia de dengue em 2016. A informação é do Secretário de Saúde do município, Geraldo Venâncio, que disse ter uma preocupação reforçada. Atualmente Campos registra 3.943 casos confirmados da doença, com quatro mortes. As vítimas fatais são duas mulheres e dois homens. Os casos ocorreram em março, maio, outubro e novembro. Dois deles ainda estão em investigação.

– A previsão é que nós tenhamos uma epidemia em 2016, uma epidemia intensa como ocorreu em 2012. Na verdade, a preocupação é reforçada porque a possibilidade maior é que a epidemia de dengue seja do subtipo 1 ou por dengue 3, onde a doença cursa com 1. Tivemos em 2015 quatro óbitos no nosso município, que é um dado preocupante, que na última epidemia o número foi menor, tivemos apenas um óbito – disse o secretário.

Ainda segundo Geraldo Venâncio, apenas metade dos imóveis programados foram visitados por agentes de saúde, pois muitos moradores não permitiram que os agentes entrassem em suas casas. – Em dezembro foi um número assustador. Dos mais de 80 mil imóveis visitados, apenas 44 mil abriram as portas para que os agentes adentrasssem para fazer a vistoria – afirmou Geraldo, levantando a possibilidade do Exército atuar apoiando o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ).

– Se ocorrer uma epidemia, como está sendo previsto, vai ser decretado estado de emergência e, necessariamente, o exército estará junto. Mas nós queremos a presença valorosa do exército antes que isso aconteça – finalizou o Secretário de Saúde.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress