São Fidélis de Sigmaringa não está no alto da Igreja Matriz

Fotos: Vinnicius Cremonez

Durante muito tempo os fidelenses achavam que a imagem do alto da Igreja Matriz (de Frente para o Rio Paraíba do Sul) era referente a São Fidélis, que de braços abertos acolhia os que chegavam a cidade pelo rio, importante via de acesso por muitos anos.

Mas quem pensava assim, se enganou. Até o poeta fidelense Antônio Roberto, disse “São Fidélis no alto da matriz” em um dos seus poemas. Em 1983 o Padre José Rodrigues esclareceu que aquela era a imagem de São Francisco de Assis, patrono da ordem religiosa a qual pertencia Frei Ângelo e Frei Victório fundadores do templo e do município.

Para a Igreja Católica o uso das imagens é um meio pelo qual os fiéis podem ter acesso ao divino que é invisível através de uma representação que é visível, portanto o uso de esculturas e pinturas foi usado desde os primeiros séculos do cristianismo até os dias atuais, essas representações se referem a Jesus, a Virgem Maria, aos anjos e aos santos.No caso da representação dos santos, desde o século II as imagens são feitas tendo como ponto de partida aspectos referentes a pessoa, evitando representações de um mesmo santo de diversas formas. Só lembrando Santo na Igreja é um modelo/exemplo de vida que pode ser seguido pelos fiéis e as vezes são aqueles ou aquelas, que deram a sua vida em defesa da fé, assim são reconhecidos na Igreja Católica Apostólica Romana como Mártir de fé, ou seja, deram seu sangue pelo evangelho.

igreja matriz de sao fidelis foto vinnicius cremonezA esses que morreram pela fé há sempre representado com sua imagem o símbolo da palma que representa como o santo morreu, um exemplo é São Fidélis de Sigmaringa, que foi morto pelos calvinistas na Suíça, e por ter dado a vida pelo evangelho de Cristo é representado com a palma que significa o modo pelo qual morreu. Na Igreja Romana existem várias ordens religiosas como Beneditinos, Carmelitas, etc; cada ordem possui um vestimenta própria para os diferenciá-los, e muitos membros dessas congregações se tornaram santos ou santas.

Após ser reconhecido como modelo de santidade é permitida a fabricação de representações do santo, como imagens e pinturas para veneração, e como já citado cada santo possui uma imagem com aspectos específicos atribuídos a ele, se morreu pela fé carrega a palma do martírio é um exemplo, assim santos de mesma ordem religiosa que usavam o mesmo tipo de vestimenta podem ser diferenciados.

Os frades fundadores de nossa cidade assim como São Fidélis eram da ordem dos capuchinhos, que tiveram como fundador São Francisco de Assis, que teve óbito de morte natural, portanto não carrega a palma do martírio, e é essa característica que vai ajudar a definir quem está representado na imagem do alto da Igreja Matriz.

Igreja Matriz Foto Vinnicius Cremonez 19Ao analisar a imagem do alto da Igreja é possível perceber que não possui a palma do martírio, característica do São Fidélis. Quem seria então?? Como já disse o Padre José Rodrigues, é de São Francisco de Assis, fundador da ordem, que por não ter sido morto não carrega a palma do martírio. Mesmo com todo o esclarecimento, muitos ainda insistem em dizer que a imagem é de São Fidélis, o que acabou virando mais uma cultura da Cidade Poema”.

Vale ressaltar também que há alguns anos havia junto ao São Francisco uma redoma de metal que foi retirada e que nessa estrutura havia pombos, animal símbolo de São Francisco de Assis, santo que amava muito os animais, sendo inclusive o seu protetor. Assim podemos concluir não só tendo por base escrita, mas também pela forma como é representado, que o santo representado é São Francisco e não São Fidélis.

Colaborou: Professor de História e Historiador Evando Freitas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress