SAMU Cantagalo recebe duas novas ambulâncias para atendimento à população

Serviço conta com oito profissionais atuando na unidade Cantagalo, que funciona 24 horas por dia
Imagens: Prefeitura de Cantagalo

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Cantagalo recebeu recentemente duas novas ambulâncias para atendimento à população. As ambulâncias, bem equipadas e ainda mais modernas, foram enviadas pelo Ministério da Saúde ao município, e a Prefeitura de Cantagalo, se prontificou em colocá-las rapidamente em funcionamento. A cada turno de trabalho a equipe do SAMU Cantagalo conta com um condutor socorrista e uma técnica em enfermagem. Trabalhando em escala de 24 horas por 72 horas de descanso. Ao todo são oito profissionais atuando na unidade.

A enfermeira Eudimar Mateus cuida da responsabilidade técnica da unidade e ainda sob a coordenação dos serviços, está o socorrista Mauro Christani. Ele explica que o SAMU Cantagalo possui uma extensa rotina de treinamentos e também de higienização diária, a qual acontece a cada atendimento prestado. “Nossa equipe está comprometida em estar sempre entregando um bom atendimento a população. Contamos com o apoio da central de regulação que é composta por um Técnico Auxiliar de Regulação Médico, supervisor, rádio operador, enfermeiro e médico.”

(continua após a imagem)

Eudimar reforçou que o trabalho integrado é um dos grandes objetivos da atual equipe à frente do SAMU Cantagalo. “O nosso objetivo é estruturar o serviço da melhor forma possível ser cada vez mais referência para o município. Queremos trabalhar sempre em parceria com outros órgãos no município, como o CAPS, os PSFs, a Defesa Civil, Guarda Municipal, Hospital de Cantagalo e o Corpo de Bombeiros”, disse a responsável técnica da unidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível. O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

Com informações da Prefeitura de Cantagalo

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress