Rio+Saneamento completa um ano de operação em São Fidélis e outras cidades da região

No mês em que a concessionária completa um ano de operação, serão iniciados os serviços de coleta e tratamento de esgoto no bairro Nova Divinéia, em São Fidélis.

A Rio+Saneamento, concessionária do Grupo Águas do Brasil, completa nesta terça-feira, 1º de agosto, um ano à frente da operação plena do abastecimento de água em 18 municípios do Rio, incluindo 24 bairros da capital. Neste período, R$ 124 milhões foram investidos em obras e intervenções para garantir a qualidade dos serviços nas localidades do chamado bloco 3. Ao todo, foram construídos 38 km de redes e adutoras de água em toda a área de concessão da empresa, que engloba municípios das regiões Metropolitana, Serrana, Baixada Litorânea, Norte e Noroeste Fluminense, além da Zona Oeste carioca.

“Estamos completando um ano, mas nosso trabalho é de longo prazo. Temos 35 anos de concessão e vamos acompanhar uma geração inteira. Nosso maior objetivo é promover saúde e bem-estar para as famílias com água de qualidade. Mas também queremos fazer parte das comunidades que atendemos, cuidando do social e do meio ambiente com ações sustentáveis”, afirma o presidente Leonardo Righetto.

Com a chegada da Rio+Saneamento, a economia dos 18 municípios foi impactada positivamente com a criação de 2 mil empregos diretos e indiretos. A expectativa é que 5 mil vagas de emprego sejam geradas ao longo dos 35 anos de contrato. O benefício da tarifa social também segue sendo ampliado e já atinge 170 mil famílias. A Rio+Saneamento colocou, ainda, em operação quatro Centros de Controle Operacional (CCOs), um em cada regional.

continua após a imagem

No mês em que a concessionária completa um ano de operação, serão iniciados os serviços de coleta e tratamento de esgoto no Norte Fluminense, contribuindo para a saúde das pessoas e preservação do meio ambiente. Em São Fidélis, sede da regional Norte Fluminense, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está pronta para operar. Aproximadamente 2 mil pessoas contarão com o esgoto tratado, no bairro Nova Divinéia. O tratamento e distribuição de água também recebem melhorias constantes. Foram realizadas interligações, extensões e substituições de rede que beneficiaram moradores que estavam há décadas sem abastecimento.

Na ETA de São Fidélis foi implantado o sistema de geração de hipoclorito de sódio, produzido na própria estação, promovendo mais segurança operacional e preservando o meio ambiente. Desde a assunção foram realizados aproximadamente 6 mil serviços de manutenção e eletromecânica só na regional, que abrange os municípios de São Fidélis, Carapebus, Natividade e São José de Ubá. A atualização cadastral eficiente vem ordenando o sistema e ampliando a base de clientes, com aumento de 2.610 residências atendidas nas quatro cidades. No interior do estado, além de São Fidélis, a Rio+Saneamento também opera em Bom Jardim, Carapebus, Carmo, Macuco, Natividade, Rio das Ostras, São José de Ubá, Sumidouro e Trajano de Moraes.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress