Rio será primeiro estado do país com programa de reciclagem de guimbas de cigarro

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O governador em exercício, Francisco Dornelles, sancionou nesta quarta-feira (15/06) a Lei 7313/2016, de autoria do deputado estadual Tiago Mohamed (PMDB) e atual secretário de Abastecimento e Segurança Alimentar do município do Rio. A Lei prevê a criação de um programa de reciclagem envolvendo fabricantes, distribuidores e comerciantes de tabaco. Eles terão que disponibilizar recipientes em locais de grande circulação para depósito deste material.

Segundo o deputado, com a reciclagem é possível criar novos materiais que podem ser reaproveitados pela população. Uma ponta de cigarro contém mais de 4 mil substâncias tóxicas e demora cerca de cinco anos para se decompor e pode prejudicar o solo e os lençóis freáticos. Esses resíduos, quando coletados pelos serviços de limpeza urbana, vão parar em aterros e lixões. Se não forem devidamente coletados, podem acabar no sistema de esgotamento sanitário e vão poluir lagoas e rios.

Recicladas, as guimbas podem virar papel, cimento para áreas de encostas e adubo. Um exemplo do processo de reciclagem é que 300 unidades do resíduo produzem sete folhas em tamanho A4. Os “fumódromos” das empresas e áreas públicas terão prioridade na instalação dos pontos de coleta diferenciada. O projeto de lei ainda prevê multas por descumprimento e os valores arrecadados serão direcionados para programas de preservação ambiental.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress