Em meados de julho moradores de São Fidélis começaram a sentir um gosto ruim na água captada no Rio Paraíba do Sul. Segundo os moradores, além do gosto, que persiste até hoje, a água também apresenta um odor ruim. As reclamações acontecem em Aperibé, Campos, Itaocara, Pádua, e São Fidélis. Os rios Pomba e Paraíba do Sul passaram a apresentar uma coloração mais esverdeada.
Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias
No final de julho a concessionária Rio+Saneamento, responsável pelo abastecimento de água em São Fidélis, disse que foi identificado um aumento na quantidade de algas na água bruta, decorrente da redução da vazão do Rio Paraíba do Sul e do alto índice de insolação dos últimos dias, e que este fenômeno natural pode influenciar nas características da água, como cheiro e gosto.
Nesta sexta-feira (02/08) a Rio+Saneamento reafirmou que a água distribuída em São Fidélis encontra-se própria para o consumo, não oferecendo risco à saúde, e que diante das alterações identificadas no Rio Paraíba do Sul, a concessionária segue intensificando o monitoramento das condições da água captada, e que adequou o tratamento para que a água fornecida à população estivesse dentro dos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Já o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) disse que vem realizando a análise da qualidade da água nos rios Pomba e Paraíba do Sul, e que constatou a presença de cianobactérias, porém, sem a presença de cianotoxinas, que fazem mal à saúde. Dessa forma, validando as análises das concessionárias locais.
Segundo om órgão, no início da semana foi realizada uma reunião com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), órgãos ambientais do Estado de Minas Gerais e concessionárias de abastecimento de água dos municípios afetados. Ficou acertado a colaboração de todos os atores, de forma a intensificar o monitoramento na região e acelerar a comunicação entre os envolvidos, caso haja alguma anormalidade.
📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.