Proposta prevê contribuição de 49 anos para receber aposentadoria integral

reuniao-proposta
Foto: Reprodução/ NBR

Para receber integralmente a aposentadoria, o trabalhador deverá contribuir durante 49 anos. Esta é uma das propostas de reforma da Previdência Social já enviada ao Congresso Nacional.

A proposta estabelece a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem e tempo mínimo de contribuição de 25 anos.

A regra valerá para homens com idade inferior a 50 anos e mulheres com menos de 45 anos. Atualmente, as mulheres podem pedir a aposentadoria com 30 anos de contribuição e os homens, após 35 anos de trabalho, e o tempo mínimo de contribuição é de 15 anos.

Para receber o benefício integral, é preciso atingir a fórmula 85 (mulheres) e 95 (homens), que é a soma da idade e do tempo de contribuição.

A proposta de emenda constitucional (PEC), que recebeu o número 287, é uma das principais medidas do governo para tentar reequilibrar as contas públicas, junto da PEC do teto de gastos. O governo federal estima que deixará de gastar cerca de R$ 740 bilhões em 10 anos, entre 2018 e 2027, com as mudanças propostas por meio da reforma da Previdência Social.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress