Projeto Piabanha realiza soltura de alevinos no Paraíba do sul

projeto piabanha foto vinnicius cremonez 6Em parceria com o Instituto Irla e a Colônia de Pescadores Z-21, o projeto Piabanha com sede no município de Itaocara, Noroeste Fluminense, realizou na tarde desta sexta-feira (06/11), a soltura de alevinos no Rio Paraíba do Sul em São Fidélis.

Alevinos são peixes recém saídos do ovo e que já reabsorveram o saco vitelino ou, no caso dos ovovivíparos, como os lebistes, logo após o nascimento.

projeto piabanha foto vinnicius cremonez 4Os alevinos são importantes em aquariofilia e em piscicultura, havendo estabelecimentos que os produzem em grandes quantidades, para venda aos aquariófilos ou piscicultores. Os alevinos necessitam de uma alimentação rica em nutrientes e em gordura. O crescimento dos alevinos é bastante influenciado pela troca parcial da água (TPA), que deve ser feita regularmente. As TPA são feitas retirando 20% a 30% da água do aquário com um sifão e preenchendo com água nova. sem cloro.

Segundo o Diretor Técnico do Projeto Piabanha, Guilherme Souza, o objetivo e tentar conscientizar os pescadores artesanais e tentar reestabelecer uma população de uma espécie que no passado era muito abundante, que é a Grumatã, que desapareceu quando botaram a Carpa do Rio.

projeto piabanha foto vinnicius cremonez 3Ainda segundo Guilherme, o projeta estudando de uma forma cientifica como reproduz a espécie em laboratório. Guilherme também disse que cerca de 1oo mil peixes estão sendo preparados para serem soltos daqui seis meses, e que deveram ser soltos entre o município de Cantagalo e a voz do paraíba do Sul.

“E importante que o pescador se envolva nesse processo, porque é um peixe em extinção e que pode ser uma fonte de renda para ele no futuro. Pedimos a eles que caso um deles acabem pescando um desses peixes, que os soltem novamente” concluiu Guilherme.

projeto piabanha foto vinnicius cremonez 7Um exemplar foi deixado dentro de um aquário na Colônia Z-21 em São Fidélis para que os pescadores possam diferenciar a espécie. Cerca de 1.300 juvenis foram soltos no Paraíba hoje em São Fidélis.

Moradores e estudantes que passavam pelo local ajudaram na soltura, além do Secretário Municipal de Desenvolvimento Ambiental Leandro Peixoto e do Gerente da Associação Comercial Geraldo Ferreira.

 

projeto piabanha foto vinnicius cremonez 2 projeto piabanha foto vinnicius cremonez 5

 

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress