Projeto arrecada produtos de limpeza e higiene para famílias carentes em Cordeiro

Além de arrecadar material de limpeza e higiene pessoal, o projeto visa desenvolver a conscientização das práticas de higienização, importantes não só no contexto da Covid-19, mas também em relação a outras doenças
Fotos: Divulgação

Ela é o primeiro passo para prevenir doenças e em meio a uma pandemia que tem ceifado tantas vidas, os cuidados com a higiene se tornam ainda mais importantes. Pensando em reforçar a necessidade da prevenção contra a Covid e outras doenças, a enfermeira coordenadora do Centro de Triagem do Covid no município de Cordeiro, na Região Serrana, Lívia Gonçalves idealizou um projeto de arrecadação de material de limpeza e higiene. Todo o material arrecadado será destinado a famílias carentes do município. “Durante a minha trajetória como enfermeira de saúde pública, e, atualmente, atuando no Centro de Triagem do Covid no município de Cordeiro, pude observar que as boas práticas de higiene têm um papel fundamental na saúde das pessoas. E, considerando o cenário atual relacionado à Covid -19, observa-se que a falta de orientação e esclarecimento são gritantes nas comunidades mais carentes” – destaca a profissional de saúde.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Segundo a enfermeira, um dos principais meios de transportes relacionados à transmissão da doença são as mãos, por conta do contato das pessoas ou das superfícies contaminadas. Por isso, a lavagem correta das mãos ainda é a medida de proteção mais fácil e eficiente contra as doenças. “Nessa tangente surgiu, então, a ideia de elaborar um projeto no qual pudéssemos arrecadar material de limpeza e higiene pessoal e, paralelo a isso, desenvolver a conscientização destas práticas tão importantes não só no contexto da Covid-19, mas também em relação a outras doenças” – ressalta Lívia, que enfatiza que outro fator relevante é a necessidade de entendimento da população, seja ela de qualquer classe, sobre a importância do uso correto da máscara e da higienização das mãos.

Após a arrecadação as famílias carentes serão selecionadas para a entrega dos kits de higiene nas residências. “Durante as entregas, conversaremos sobre a importância da higienização relacionada com a prevenção das doenças, principalmente da Covid-19. Durante as visitas abordaremos assuntos sobre higiene corporal, higiene do lar, uso correto de máscara, doenças relacionadas à falta de higiene e Covid-19. Gostaria de destacar um ponto importante neste contexto: as crianças. Quando se é possível trabalhar diretamente com elas, o sucesso de qualquer trabalho se torna muito maior” – disse Lívia, assim quando houver o retorno das aulas, ela pretende realizar uma parceria com as Escolas Municipais, a fim de ampliar o projeto. As doações podem ser entregues no Centro de Triagem de Cordeiro ou Clínica Espaço Saúde. Mais informações pelo número: (22) 98116-1330.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress