Com informações repassadas pelo Linha Verde (0300 253 1177), policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano encontraram duas áreas desmatadas que somadas, chegam a 10 mil m² de áreas desmatadas em Miracema, no Noroeste Fluminense.
A área encontrada fica na Rua Demétrio Damasceno, no Morro do Demétrio. Os agentes da 3ª UPAm constataram a supressão de vegetação com característica de nativa, em estágio inicial de regeneração dentro de uma área com cerca de 5 mil m². Em contato com uma testemunha que estava no local, os policiais descobriram que o responsável pelo ilícito ambiental não estava presente na localidade durante a fiscalização.
Próximo a esse terreno, os policiais ambientais encontraram mais 5 mil m² desmatados e foram informados que o local da ocorrência pertence a um secretário municipal da Prefeitura de Miracema, mas o mesmo estava em viagem. Com base na Lei de Crimes Ambientais (9605/98), os militares se dirigiram à 137ª DP, onde as ocorrências foram registradas.
Vale reforçar que nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, a população pode denunciar qualquer crime ambiental ao Linha Verde, pelos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177 ou ainda através do APP “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.