Parque Estadual do Desengano comemora 48 anos com diversas atividades

Trilhas, passeios ciclísticos, recreação infantil e plantio de mudas fazem parte da programação
Fotos: Vinnicius Cremonez – SF Notícias

O Parque Estadual do Desengano, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), comemora seu 48º aniversário neste mês, mas os visitantes que serão presenteados. O mês terá várias atividades de educação ambiental, esporte e lazer. A programação é aberta ao público será realizada na sede da unidade de conservação, no município de Santa Maria Madalena, com apoio dos colaboradores locais.

A programação começa na sexta-feira (13/04), com a inauguração de um espaço para recreação infantil. No sábado e domingo, haverá passeios ciclísticos pelas Trilhas Terras Frias (percurso de 18 quilômetros no sábado) e pela trilha da Cachoeira da Cascata (percurso de 35 quilômetros no domingo) e também plantio de mudas.

Já nos dias 28, 29 e 30 a programação continua com a volta ciclística pelo parque. No percurso, de aproximadamente 200 quilômetros, os atletas percorrerão partes dos três municípios que compõem a unidade de conservação: Santa Maria Madalena São Fidélis e Campos

“Celebrar 48 anos de existência representa muito mais do que uma data simbólica, representa a celebração de 48 anos de defesa da biodiversidade no último grande fragmento de Mata Atlântica da região norte do estado, sendo a última porção da Serra do Mar. Somos o Parque Estadual mais antigo do Rio de janeiro prestando inúmeros serviços ambientais, sendo um espaço democrático de lazer, uma opção de contato com a natureza e o prazer infindável de apreciar as vidas silvestres” – afirma o gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário.

O Parque, que tem 22.400 hectares de extensão, abrange partes dos municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos. É a unidade de conservação mais antiga do estado, criada em 1970.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress