Para evitar aglomerações, Prefeitura de Cordeiro restringe acesso aos bancos de praça

Segundo a Prefeitura, o intuito é evitar aglomerações para conter o avanço do coronavírus. Município contabiliza mais de 550 casos confirmados e mais de 70 casos ativos
Fotos: Divulgação/ Ailton Taveira

A Prefeitura de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, com apoio de profissionais que atuam nas secretarias de Defesa Civil e Trânsito, voltou a restringir o acesso da população aos bancos da Praça Coronel Antônio Pinto, no Centro da cidade. A medida, que já havia ocorrido em março no início da pandemia do coronavírus, tem o intuito de evitar aglomerações, diante do aumento de casos da doença ao longo do mês de novembro. “A adoção dessa ação, que é considerada por muitos como uma atitude um pouco mais rigorosa, segue algumas das orientações repassadas pelas autoridades internacionais de saúde para evitar que haja aglomerações em espaços públicos. A meta é continuar atuando na contenção dos avanços do coronavírus no município” – destacou a Prefeitura. O secretário de Defesa Civil, Ailton Taveira, que coordenou o isolamento dos bancos no entorno da praça, considerada um dos principais pontos de encontro dos moradores, explicou que os agentes utilizaram faixas específicas para garantir que a população não utilizasse os bancos, evitando as aglomerações.

Entretanto, segundo a Prefeitura, durante o fim de semana as faixas de isolamento foram arrancadas e jogadas no chão, “numa atitude reprovável e que realmente não deveria acontecer em meio a uma pandemia”, destacou a administração municipal. Na última semana a Prefeitura anunciou outras medidas de restrição, diante do aumento de casos. Segundo o novo decreto, bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres, inclusive distribuidoras de bebidas, deverão funcionar até às 22h, sendo proibido o consumo de bebidas alcoólicas no local e seus arredores. Os restaurantes deverão atender seus clientes sem o autosserviço (self-service). Os estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços deverão intensificar as práticas preventivas recomendadas pelo Poder Público Municipal e demais órgãos de Saúde, em especial ao uso de máscara, higienização das mãos e disponibilização de antissépticos à base de álcool para uso do público.

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela Prefeitura neste domingo (29), Cordeiro contabiliza 554 casos confirmados de Covid-19, sendo 08 mortes e 469 recuperados. Há 75 casos ativos em isolamento domiciliar – o maior número já registrado – e duas pessoas diagnosticadas com coronavírus internadas. A UTI Covid-19 atingiu 100% de ocupação dos leitos, e dos leitos clínicos, 12% estão ocupados.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress