Órgãos alertam para risco de fortes chuvas em Friburgo, Cordeiro, Pádua, Itaocara, S.Fidélis e região

Em algumas cidades, as fortes chuvas registradas durante a madrugada provocaram transbordamento de córregos e rios. A previsão é de mais chuva entre a tarde desta terça e esta quarta (09)
Foto: SF Notícias

Com a formação de uma Zona de Convergência, há previsão de muita chuva no Sudeste do Brasil, segundo a Climatempo. Essa configuração atmosférica, comum nesta época do ano, vai influenciar a Região durante toda a semana provocando elevados volumes de chuva. “Até o fim desta semana, os sistemas atmosféricos que atuam sobre o Brasil estarão posicionados de forma que favorecem a formação de um canal de umidade desde a Região Norte do Brasil, passando pelo Centro-Oeste e chegando ao Sudeste trazendo muita umidade para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e para o Espírito Santo” – prevê a Climatempo. Até sexta-feira (11), as condições são para muita umidade e chuva o que provoca os elevados volumes que vão ser observados no Rio de Janeiro e outros estados no decorrer da semana.

Já choveu de forma moderada a forte em cidades da região entre a noite desta segunda-feira e madrugada de terça. Em Nova Friburgo houve transbordamento de rios e córregos. Diversas ruas ficaram inundadas, causando transtornos aos moradores (reveja AQUI). Em Bom Jardim, o Córrego São José e o Rio Grande transbordaram em alguns pontos, isso em decorrência da forte chuva que atingiu Friburgo. Toda a água que elevou os rios em Friburgo passa por Bom Jardim, provocando a elevação e o transbordamento em alguns pontos do Rio Grande. Veja mais informações AQUI. Assim como nesta segunda (07) o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) emitiu um alerta para chuva forte na região e também para o risco de temporais. Podem ocorrer pancadas de chuva de moderada a forte intensidade entre a tarde e noite desta terça (08). Localmente a chuva poderá vir acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade e/ou queda de granizo. A manutenção da condição de chuva ao longo do período poderá acarretar em acumulados e oferecer transtornos à população.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para chuvas intensas – entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h) – em grande parte do Norte/Noroeste Fluminense, e chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos (60-100 km/h) na Região Serrana e outras regiões. Os avisos abrangem Aperibé, Bom Jardim, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Macuco, Miracema, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São João da Barra, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, entre outras cidades.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress