Ocorrências de incêndios aumentam atendimentos de pacientes com sintomas respiratórios em São Fidélis

Segundo o diretor clínico do Hospital Armando Vidal, os mais afetados são pacientes que já tem algum problema pulmonar crônico

Não são só a fauna e a flora que sofrem com a irresponsabilidade daqueles que provocam queimadas. A população, principalmente crianças, idosos e os que possuem alguma doença respiratória, está penando! Devido à fumaça gerada nos incêndios registrados recentemente no município, houve um aumento de atendimento hospitalar de pacientes com sintomas respiratórios.

Tem Instagram ❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Ao SF Notícias, o diretor clínico do Hospital Armando Vidal e diretor da Secretaria de Saúde, Dr. Antônio Rodrigo, informou que houve uma mudança recente no panorama dos atendimentos em decorrência das queimadas. “No momento observamos um aumento considerável no número de atendimentos de quadros respiratórios, sobretudo desencadeados pela inalação da fumaça das queimadas” – disse. Em caso de falta de ar, tosse persistente, cansaço ao respirar e/ou sibilos/chiados), a orientação é procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.

Segundo o médico, moradores de todas as idades estão sendo afetados. “Porém, geralmente são aqueles pacientes que já tem algum problema pulmonar crônico, por exemplo, asma (“bronquite”), DPOC (“enfisema pulmonar”). Ou seja, a fumaça das queimadas descompensa esses pacientes com doença pulmonar crônica” – destacou. Assim como a Defesa Civil tem orientado, o médico também reforça que não se deve, em hipótese nenhuma, provocar queimada. “Além de destruir a natureza, você também estará destruindo a saúde do próximo” – alertou.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress