O que são alimentos transgênicos?

Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução

Alimentos geneticamente modificados são alimentos criados em laboratórios com a utilização de genes (parte do código genético) de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios. O procedimento pode ser realizado com plantas, animais e micro-organismos.

Aspectos positivos dos alimentos transgênicos
• Aumento da produção de alimentos;
• Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos);
• Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento
Aspectos negativos dos alimentos transgênicos
• Aumento das reações alérgicas;
• As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas;
• Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto;
• Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.

Abaixo listo alguns Alimentos Transgênicos que Consumimos sem Saber

ASPARTAME

É um adoçante muito utilizado na substituição do açúcar e, na verdade, um composto químico artificial, feito em laboratório através da manipulação de vários compostos. Pode ser encontrado em milhares de produtos que consumimos diariamente: refrigerantes, iogurtes, chocolates, doces.

ÓLEOS REFINADOS

Estão em quase todos os alimentos que contêm gorduras vegetais. Os de soja, milho, palma, girassol ou amendoim são normalmente misturados com óleos alimentares e azeites (exceto virgem extra) ou comida processada.

AMIDO DE MILHO, XAROPE DE MILHO

Extraídos do milho (grande parte deste grão produzido do mundo é geneticamente modificado), estão presentes em produtos como massas, bolachas, cereais, biscoitos, barras energéticas, comida pré-congelada, bebidas ou águas aromatizadas.

MARGARINA

Utiliza gorduras vegetais (de soja, milho, palma, girassol, amendoim) purificadas e hidrogenadas extraídas de plantas transgênicas.

LEITE DE VACA

A somatropina bovina (BST) é uma forma geneticamente modificada de hormonal de crescimento bovino que provoca um aumento da produção de leite. O seu uso é proibido na União Européia, mas autorizado nos Estados Unidos e Brasil.

SALSICHA

É uma mistura de produtos e subprodutos de origem animal, mas muitas marcas usam soja e xaropes de milho geneticamente modificados.

SOJA E DERIVADOS

A soja é a principal solução de alimentação para vegetarianos, mas 70% da sua produção mundial são geneticamente modificadas.

GIZELE ANDRADE PIRES
NUTRICIONISTA

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress