O mercado de carros usados reage à crise econômica Hoje em dia, a venda de carros usados está sofrendo um avanço significativo, por conta de várias questões que abordaremos ao longo do artigo

Hoje em dia, a venda de carros usados está sofrendo um avanço significativo, por conta de várias questões que abordaremos ao longo do artigo

A crise econômica que acometeu o Brasil nos últimos anos, fez com que vários setores da nossa indústria e comércio fossem prejudicados, lembrando sempre que uma crise é uma verdadeira bola de neve, onde uma coisa leva a outra. Sabendo disso, é fácil pensar e afirmar que o mercado de carros não é diferente dos outros setores, levando um baque tremendo depois de anos em grande crescimento. Hoje em dia, a venda de carros usados está sofrendo um avanço significativo, por conta de várias questões que abordaremos ao longo do artigo. Muita gente torce o nariz quando se fala de carros usados, por questão de desconhecimento e orgulho muitas vezes. É preciso lembrar o quanto as pessoas apreciam coisas caras e novas, isso não só no mercado de carros, sabendo que tudo isso as leva a um certo status na sociedade. Porém, quando não se têm condições de comprar um carro novo, um seminovo pode ser a melhor solução. A necessidade do carro para levar o filho na escola, ir trabalhar, entre outras atividades, faz com que os automóveis usados sejam uma escolha bastante natural. (continua após a publicidade)

Os modelos são os mais diversos encontrados, dos mais variados anos, alguns até com pouquíssimos quilômetros rodados. A possibilidade de encontrar algo que atenda a sua expectativa depois de muita pesquisa é bem grande. Por exemplo, se você procura um carro funcional e com um design bastante dinâmico, comprar um Toyota com o preço abaixo da Tabela Fipe  talvez seja uma boa escolha, sendo uma marca conhecida por sua qualidade e tradição. O carro com certeza traz um conforto enorme para a pessoa e para a sua família como um todo, lembrando que a situação financeira das famílias está vindo de um grande abalo. Com a volta do crescimento do país, mesmo que bem pequena, volta-se a se ter o ramo automobilístico em reação a crise, o que é normal nesse momento de retomada. Com o tempo, não só o mercado de carros usados melhorará ainda mais, como também abrirá espaço para a reação do mercado de carros zero quilômetro.

Desemprego
A crise econômica deixou milhões de brasileiros desempregados nos últimos anos que não conseguiram de forma alguma se realocar no mercado de trabalho. Assim, muitas das dívidas assumidas por essas pessoas enquanto ainda estavam em seus empregos, passaram a ser pagas com muita dificuldade ou simplesmente não pagas. A influência de um momento de recessão para as finanças de uma pessoa ou família são inegáveis, fazendo com que se tenha de fazer escolhas bem difíceis. Por isso, vender o carro da família às vezes é uma das únicas opções. Como é um artigo bastante valioso dependendo do modelo e do ano de fabricação, é possível se viver alguns meses com o dinheiro da sua venda. O que pode ocorrer também é que ainda se esteja pagando o automóvel, e com a perda abrupta do emprego, seja preciso vendê-lo para terminar de pagar as prestações. Ficar devendo num momento em que se está desempregado é uma péssima coisa, já que o seu débito pode chegar a números astronômicos.

Carro espaçoso
Para quem necessita de um carro para levar coisas do trabalho, ou até mesmo quer virar autônomo e para isso necessita de um carro para transportar seus produtos, comprar um carro usado pode ser uma bela solução. Você não conseguirá provavelmente transportar muita coisa dentro de transporte público, visto a tamanha lotação em que já se encontra a maioria dos ônibus e metrôs brasileiros. Assim, comprando um carro usado da marca Chevrolet, por exemplo, que é conhecido por todos pelo amplo espaço que apresenta, será bem fácil e prático para você transportar seja lá o que precise. Com muita pesquisa e visita nas mais variadas lojas, encontrar um modelo apropriado a sua necessidade é bem possível. Lembrando que em algumas situações o carro será o seu instrumento direto de trabalho, como no caso do autônomo, por exemplo.

Transporte público brasileiro
Historicamente, o Brasil possui um certo desleixo para com as suas políticas de mobilidade urbana, sendo que andar de transporte público nas cidades brasileiras é uma verdadeira provação. Excesso de passageiros, ônibus e metrô defasados pelo tempo e em péssimas condições, ausência de linhas suficiente para atender a cidade toda, esses são apenas alguns dos grandes desafios encontrados por quem necessita de transporte público no país. Sendo assim, ter um carro é a alternativa para aqueles que não aguentam mais viver esse tipo de situação. Existem opções muito baratas dentro do mercado de usados, dependendo do ano do carro e do seu estado. Com certeza, poder sair de casa a hora que quiser, não necessitando sofrer com ônibus ou qualquer outro transporte, faz da vida das pessoas algo bem mais fácil de aguentar. Para as pessoas mais pobres, que ficaram ainda mais com essa crise, comprar um carro usado pode ser o único caminho, visto que comprar um novo seria muito caro e inacessível.

Crise econômica
A política desde o ano de 2013 vem sofrendo com a instabilidade decorrente do povo insatisfeito, do aumento do nível de desempregados, de acusações graves de corrupção contra membros importantes dentro da política do país, e tudo isso ajudou a aumentar e a fomentar ainda mais uma crise econômica. Estamos bem distantes daquela situação de fartura e crescimento em que se encontrava o Brasil a uns dez anos atrás. Comprar um carro usado fica mais em conta do que um carro novo em folha, o que explica em parte o motivo do mercado de carros usados estar reagindo a crise financeira dos últimos anos. Com as pessoas e o mercado no geral sofrendo os péssimos resultados da recessão, comprar algo muito caro é um risco que ninguém quer correr, lembrando os enormes índices de desemprego existentes na atualidade.

Para você que leu nosso artigo e já entendeu um pouco mais sobre as causas pelas quais o mercado de carros usados reagiu a crise econômica, te convidamos a voltar no nosso site e ler mais alguns dos nossos artigos. Você não irá se arrepender!

Mais do SFn