O be-a-ba que escreve o progresso!

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Dom Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil.
Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.O Decreto ainda instituía: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Podemos perceber que o professor, desde o início, lutou por seu reconhecimento. Reconhecimento esse, que é DIREITO MERECIDO desses profissionais que ajudam a escrever o progresso!
Das lições didáticas dos tempos passados, ao ensino de hoje, o professor têm um papel social maior, inclusive com noções de direitos, deveres, incentivando o pensar, a opinião, proporcionando a circulação do conhecimento dentro e fora das salas de aula. Conhecido como “pai de todas as profissões” o professor carrega consigo a responsabilidade de formar cidadãos e profissionais!

Que possamos nesse dia 15 de Outubro, celebrar, porém cobrar a nós mesmos, a valorização desse profissional.

Como alunos, respeitar, saber ouvir, absorver cada ensinamento, cada lição, tornando a tarefa do ensino e aprendizado, uma troca de responsabilidades.
Como pais, sermos mais participativos fazendo a interação: Professor, escola e família reconhecendo, que depende também de nós, a tarefa de ensinar… incentivando nas lições de casa, nos trabalhos e principalmente transmitir o respeito.

Como cidadão, o reconhecimento pelo profissional que mesmo sem condições e sem valorização dos seus direitos, realiza o seu dever.
A base de toda conquista e a fonte de sabedoria vem do professor, que nos tornar integrantes do lindo processo chamado…. Educar para a vida!
Aos professores, a nossa sincera homenagem!

“A suprema arte do professor é despertar a alegria na expresão criativa do conhecimento, dar liberdade para cada estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo. Assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres!” Albert Einstein

“. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Melhor professor nem sempre é o de mais saber e, sim, aquele que, modesto, tem a faculdade de manter o respeito e a disciplina da classe.” Cora Coralina

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress