Nova onda de frio: Climatempo prevê possibilidade de neve no Parque Nacional do Itatiaia, no RJ

Caso a previsão se confirme, não será a primeira vez que o Parque Nacional do Itatiaia registra neve. Há relatos de neve em 2012. Mas, em 1985, a neve foi tanta que demorou três dias para derreter

Foto: Nivaldo da Silviera Dias/Arquivo Pessoal

A segunda onda de frio mais intensa do ano acabou de passar e os meteorologistas já estão de olho na próxima. Isto porque, segundo a Climatempo, as simulações atmosféricas mantêm e até aumentam a chance de neve para a próxima semana. Até então, o modelo americano GFS e o europeu ECMWF davam a possibilidade de neve e de chuva congelada apenas nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na madrugada da quarta-feira (28). Mas, agora, as simulações nos mostram o frio ganhando força, muita força. Os dois modelos citados anteriormente aumentam a chance das precipitações invernais para toda a serra do Rio Grande do Sul, serra e planalto de Santa Catarina e também no sul do Paraná.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Ainda segundo a Climatempo, não apenas a área de ocorrência aumentou, mas também o período. Inicialmente era apenas na madrugada da quarta-feira, 28 de julho, mas agora também tem a possibilidade de ocorrer na terça-feira (29). Ontem (22) o modelo europeu mostrava chance de pequenos flocos de neve com chuva congelante até mesmo no Sudeste. “Claro que esta possibilidade é pequena e é muito restrita. Por enquanto, as previsões indicam que apenas o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, pode ter a chuva congelante. Vale lembrar que apesar de ser o estado do Rio de Janeiro, este local é muito frio, pois está localizado a 2.340 metros de altitude” – explica a Climatempo.

Para causar menos espanto, ainda de acordo com a Climatempo, caso a previsão se confirme, não será a primeira vez que o Parque Nacional do Itatiaia registra neve. Há relatos de neve em 2012. Mas em 1985 a neve foi tanta que demorou três dias para derreter. Outras cidades da serra da Mantiqueira também já registram neve, como Campos do Jordão e algumas cidades do Sul de Minas Gerais. Independente desta chance de precipitação invernal no Sudeste, uma coisa é inegável: vem muito frio na próxima semana. “Vale lembrar que esse tipo de previsão costuma oscilar, pois precisa da exata combinação de umidade com ar muito frio” – destaca a Climatempo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS