Morador de São Fidélis volta a registrar ‘Cometa do Século’

Desta vez, o registro foi feito na área do Parque Estadual do Desengano, que é também o primeiro “Dark Sky Park” da América Latina.

Um morador de São Fidélis voltou a registrar o chamado ‘Cometa do Século’. Desde meados do mês de setembro, amantes da astronomia têm tido a oportunidade de observar o C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS). Desta vez, o registro foi feito na área do Parque Estadual do Desengano, que é também o primeiro “Dark Sky Park” da América Latina.

O Parque Estadual do Desengano, que abrange os municípios de São Fidélis, Santa Maria Madalena e Campos dos Goytacazes, recebeu esse reconhecimento interracial por ser uma área protegida de excepcional qualidade para a observação de estrelas e um ambiente noturno protegido que valoriza seu patrimônio científico, natural, educacional, cultural e social.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Luiz Henrique Macedo e o amigo Ramon Cardoso fizeram os registros nesta quarta (23) entre 18h50 e 19h40. Os registros mostram o corpo celeste em meio a milhões de estrelas, num verdadeiro espetáculo da natureza. A ausência total de luz artificial dentro dos limites do parque proporciona um céu iluminado e registros esplêndidos.

O C/2023 A3 foi descoberto em janeiro de 2023 de forma independente, pelo Observatório de Tsuchinshan (ou Purple Mountain) na China e o projeto ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) no Havaí. A NASA havia anunciado que, de acordo com sua órbita, ele poderia voltar ao Sistema Solar interno dentro de 80 mil anos. Mas, na verdade, parece que esse cometa nunca mais retorna à nossa vizinhança cósmica.

📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.

plugins premium WordPress