Mais de 50 mm em poucas horas: chuva forte atinge Madalena, Itaocara e Cambuci; previsão é de mais temporais

Nesta quarta (18) região pode voltar a registrar chuva forte, acompanhada de raios, ventos intensos e até granizo. Um novo alerta foi emitido pelo CPTEC

A semana está sendo crítica por causa do tempo na região. Entre segunda e terça (17), nuvens carregadas se espalharam pelo estado do Rio provocando chuva forte em algumas cidades. Já entre a noite desta terça e madrugada desta quarta, uma frente fria que avança pelo Sudeste, associada à circulação dos ventos em médios níveis da atmosfera, reforçou as instabilidades. Os órgãos de meteorologia alertaram e os temporais vieram, provocando transtornos na região. O grande volume de chuva no interior fluminense foi destaque no portal da Climatempo. “Muita chuva foi observada na madrugada desta quarta-feira em locais do interior do estado do Rio De Janeiro. Apenas entre a meia-noite e 3h30, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou 48,2 mm em Itaocara, 44,1 mm em Santa Maria Madalena e 42,8 mm em Cambuci” – publicou a Climatempo. Em Itaocara, a estação do Cemaden, no Centro, registrou 68 mm entre 2h e 7h. Mas, o volume de chuva pode ter sido ainda maior nos distritos de Jaguarembé e Laranjais. No primeiro, o Valão da Onça, transbordou, inundando algumas ruas (foto ao lado). A água chegou a invadir algumas residências (confira AQUI).

Já em Laranjais, distrito mais afetado, o Ribeirão das Areias transbordou e invadiu ruas e residências. Segundo um morador, o Willy Boechat, a chuva forte começou por volta das 2h45 da madrugada, foi quando o nível do ribeirão começou a subir. Vários moradores tiveram as casas invadidas pela água, que chegou a carregar parte da cabeceira de uma ponte que dá acesso ao trevo do distrito (veja mais AQUI). A quarta-feira também amanheceu com um cenário caótico em Cambuci. O temporal provocou inundações na sede e nos distritos de Monte Verde, Cruzeiro e São João do Paraíso, este último é o mais afetado. Quase toda a área central de São João do Paraíso está inundada. A água invadiu residências, estabelecimentos comerciais e a unidade de saúde do distrito. Muitos moradores perderam vários pertences. O Valão Dantas, que corta o Centro de Cambuci e que já havia transbordado na segunda-feira, voltou a transbordar com o temporal desta madrugada. O parque aquático voltou a ser tomado por muita lama, troncos de árvores e muita água (leia mais AQUI).

Também choveu forte em Santa Maria Madalena, mas segundo o morador Nestor Lopes, não houve transtornos. Ele registrou o momento da chuva forte no bairro Parque Itaporanga (veja no vídeo abaixo). A estação do Cemaden localizada no Arranchadouro registrou 62.11 milímetros nas últimas 12h. Já na estação do Morro das Torres foram 60.57 mm em 12h. A situação de alerta para temporais continua nesta quarta. Segundo a Climatempo, uma situação especial faz com que as áreas de instabilidade se intensifiquem sobre o Sudeste. A presença de uma baixa pressão atmosférica vai ajudar a deixar as nuvens mais carregadas. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) alerta para tempestades localmente de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de ventos e eventual queda de granizo, entre esta quarta e quinta.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress