Limpeza de lago chama atenção da população

Funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizaram na manhã de hoje, a limpeza do lago da Praça Guilherme Tito de Azevedo no centro. Os funcionários retiraram a sujeira e o limo alojado nas laterais e no fundo do poço para deixar a água cristalina, a fim de proporcionar beleza e habitat adequado aos peixes. peixe

A retirada dos peixes para a renovação da água, chamou atenção de quem passava ao redor da praça, principalmente as crianças que fizeram a festa.  Para realizar o serviço, os funcionários retiraram os peixes e os colocaram em caixas d’ água até que o local fosse limpo.

Outro fato que chamou atenção de nossa equipe e da população que estava no local, foi a quantidade de lixo retirado de dentro do lago. Entre eles estavam garrafas, copos e embalagens plásticas além de brinquedos e diversos outros materiais.

Além de causar a morte dos peixes, os plásticos levam centenas de anos para se biodegradar e portanto permanece na água por um longo tempo se não forem retirados com frequência. Os peixes se confundem e acabam comendo o plástico, que quando ingerido causa um bloqueio no sistema digestivo, levando-os a morte. peixe 2Além disso, os peixes podem ficar presos em pedaços de plástico que ficam presos na boca, impedindo os peixes de comer, fazendo com que morram de fome. As vezes, pode acontecer do plástico se enrolar em torno do pescoço dos peixes e acabar asfixiando-os lentamente. O plástico não é a única fonte nociva de lixo humano para os peixes. Metais, cordas, redes e isopores também trazem prejuízos à vida marinha.

É importante que a população faça sua parte. Lixo é no lixo, e não pode ser descartado em locais públicos e, muito menos, em rios, córregos e lagos. fica aqui o pedido não só de nossa equipe, mas acredito que da maioria da população. Preservem a Natureza !!!

Será que somente depois da última árvore derrubada, do  último animal extinto, do último rio poluído, sem peixe, e que a população vai aprender ?

peixe 3

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress