Junho vermelho: Hemocentro de Nova Friburgo precisa de doações de sangue

O Hemocentro Regional, que fica anexo ao Hospital Raul Sertã, atende 13 municípios da Região Serrana, entre eles Cordeiro, Cantagalo, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena

O mês de junho, ou “Junho Vermelho”, é marcado pela campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Mas, durante todo ano o Hemocentro Regional em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, depende da colaboração da população e pede para que as pessoas doem sangue. Neste período de pandemia houve uma queda significativa e o estoque do sangue O+, por exemplo, está em situação crítica. O Hemocentro Regional de Nova Friburgo Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, que fica anexo ao Hospital Raul Sertã, atende 13 municípios da Região Serrana: Nova Friburgo, Sumidouro, Cachoeiras de Macacu, São José do Vale do Rio Preto, Duas Barras, Carmo, Cordeiro, Bom Jardim, Cantagalo, Macuco, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A doação de sangue é um ato voluntário e salva vidas. Para doar basta comparecer ao Hemocentro portando documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional), estar bem de saúde, ter entre 16 (somente com autorização dos pais) e 70 anos, pesar, no mínimo, 50 kg, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação. Algumas situações impedem a doação temporariamente, tais como: febre acima de 37°C, gripe ou resfriado, gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana), amamentação (até 1 ano após o parto), uso de alguns medicamentos, anemia, cirurgias ou extração dentária, tatuagem ou piercing com menos de 1 ano.

Em caso de vacinação, o doador precisa informar quando recebeu a vacina, pois o impedimento varia de acordo com o tipo de vacina. Quem recebeu transfusão de sangue fica impedido de doar por 1 ano. Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. O Hemocentro funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30, e fica em espaço anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã.

VEJA MAIS

VEJA MAIS