Incidência de animais peçonhentos, como escorpiões, aumenta nesta época do ano

Neste período de aumento do calor e da umidade cresce o risco de aparecimento e de acidentes com animais peçonhentos

Dias de chuva e dias de altas temperaturas: é justamente neste período de aumento do calor e da umidade que crescem os riscos de aparecimento de animais peçonhentos, como os escorpiões, cobras e aranhas, especialmente em áreas de encosta e em zonas rurais. As espécies que mais causam acidentes são: serpentes, escorpiões, aranhas, entre outros.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

Portanto, esta época do ano exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões e outros animais peçonhentos. De acordo com o Ministério da Saúde, os escorpiões que habitam o meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto são comuns também em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo. A adoção de hábitos simples é fundamental para prevenir acidentes.

Para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação é de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los. Nas áreas externas, as principais dicas são manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Nas casas que possuem gramado, ele deve ser mantido aparado.

Casos na região
Em outubro uma moradora da Nova Divinéia, na Ipuca, relatou ao SF Notícias o aparecimento de vários escorpiões. Segundo ela, foram encontrados mais de 60 animais (leia a matéria AQUI). Em setembro, um morador de Miracema chegou a capturar mais de 50 escorpiões no mesmo dia no bairro Vale do Cedro (reveja AQUI).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress