Governador Cláudio Castro sanciona Lei que declara Santa Maria Madalena como “Cidade das Estrelas”

Santa Maria Madalena já é bastante conhecida por ser terra de Dercy Gonçalves e dona do 3º melhor clima do Brasil, e agora passa a ser a "Cidade das Estrelas" do RJ

Imagens: SF Notícias – Vanessa Gonçalves – Samir Mansur

O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sancionou na última segunda-feira (10/01), a Lei 9543/2022 que declara o município de Santa Maria Madalena como “Cidade das Estrelas”. De autoria da deputada Adriana Balthazar (Novo), além de conceder o título ao município da região serrana fluminense, a Lei autoriza o Poder Executivo a realizar campanhas para fomentar o turismo local pela qualidade do céu para observação dos corpos celestes.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

“O título revela a capacidade turística de Santa Maria Madalena e insere a cidade no roteiro turístico do Estado, contribuindo para movimentar a economia de toda a região”, ressaltou Adriana Balthazar.

continua após a imagem

Além de ser bastante conhecida por ser terra da atriz, humorista e cantora Dercy Gonçalves, e de ter o 3º melhor clima do Brasil, Santa Maria Madalena também é um dos municípios abrangidos pelo Parque Estadual do Desengano, que, em dezembro, recebeu o título inédito de primeiro Dark Sky Park da América Latina, expedido pela Dark-Sky Association (IDA).

Graças a um trabalho conjunto realizado entre o município e o Instituto Estadual do Ambiente – INEA, o Parque recebeu a certificação internacional por abrigar uma área de excepcional qualidade para observação de noites estreladas e cumprir rigorosamente o controle da poluição luminosa provocada pela iluminação artificial, protegendo e fomentando a realização de atividades de pesquisa e turismo no campo da Astronomia.

continua após a imagem

Além de ser um lugar de beleza ímpar sob a luz do sol, um lugar com muitas cachoeiras, trilhas, e uma imensa variedade de plantas e animais nativos da Mata Atlântica, muitos deles raros e ameaçados, o Parque Estadual do Desengano passou a ser reconhecido por sua beleza no período da noite, se tronando o primeiro “Dark Sky Park” da América Latina. De acordo com a IDA, o título reconhece o Parque, que abrange os municípios de São Fidélis, Santa Maria Madalena e Campos dos Goytacazes, como “uma área protegida de excepcional qualidade para a observação de estrelas e um ambiente noturno protegido que valoriza seu patrimônio científico, natural, educacional, cultural e social”.

A ausência total de luz artificial dentro dos limites do parque proporciona um céu iluminado e registros esplêndidos. O resultado são registros incríveis como a foto do coordenador Guarda-parque, o Samir Mansur, feita na Pedra do Desengano (imagem acima). Veja a matéria sobre o título de “Dark Sky Park” AQUI.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress