Goleiros que foram ídolos no Brasil

São poucos os times de futebol brasileiros que têm goleiros entre os seus principais ídolos

Foto de Pixabay

Ser ídolo de um clube de futebol definitivamente não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, envolve não apenas a conquista de bons resultados e desempenho dentro de campo como, muitas vezes, a identificação e liderança declarada fora das quatro linhas. Essa situação, no entanto, se torna ainda mais incomum quando o assunto são goleiros que foram ídolos no Brasil.

São poucos os times de futebol brasileiros que têm goleiros entre os seus principais ídolos. Mesmo os torcedores mais apaixonados de algumas das maiores equipes do país devem ter dificuldades de se lembrar de um jogador da posição que tenha alcançado esse status – se é que exista.

Em contrapartida, de fato existem alguns goleiros que foram ídolos no Brasil. Seja por terem permanecido muito tempo em um mesmo clube ou por terem sido capitães em um período de vitórias e de grandes títulos – são muitas as alternativas, mas poucos os exemplos que realmente se encaixam nesse perfil.

Dito isso, confira alguns dos goleiros que foram ídolos jogando em times brasileiros:

Rogério Ceni – São Paulo

Não dá para falar sobre goleiros que foram ídolos no Brasil sem nem ao menos citar o maior nome da história do São Paulo: Rogério Ceni. Mesmo os torcedores de outros times brasileiros, quando questionados sobre o assunto, muito provavelmente se lembrarão do camisa número 1 do Tricolor Paulista.

Rogério Ceni foi formado nas categorias de base do São Paulo ainda no início da década de 1990. No ano de 1994, ele subiu para o profissional e começou a fazer as suas primeiras partidas entre a equipe principal do Tricolor. No entanto, foi somente em 1997 que ele passou a ser titular do clube.

Ceni jogou a sua vida inteira pelo São Paulo. Ao todo, foram 1.237 jogos com a camisa do Tricolor Paulista, o que fez com que ele se tornasse não apenas o jogador que mais entrou em campo pelo clube como, também, o que mais vestiu a camisa de um mesmo time em todo o mundo.

Os 131 gols marcados com a camisa do São Paulo fizeram de Ceni o goleiro que mais marcou gols na história do futebol. Tudo isso em meio a campanhas históricas e títulos incríveis com o Tricolor Paulista como, por exemplo, o tri do Campeonato Brasileiro (2006. 2007 e 2008) e a Libertadores e Mundial de 2005

Cássio – Corinthians

O Corinthians é um dos gigantes brasileiros que, por contar com grandes nomes marcantes ao longo de sua história, tem dificuldades de eleger um único como ídolo. Para os torcedores mais recentes, no entanto, alguém que figura entre esses, e até mesmo é elevado ao mais alto patamar, é o goleiro Cássio.

Diferente de Rogério Ceni, Cássio não jogou somente pelo Timão. No entanto, isso não impediu que ele se tornasse um ídolo absoluto no clube. Afinal de contas, foi um dos principais nomes do time nos grandes títulos que o Corinthians conquistou (e vem conquistando) desde os anos 2010.

Cássio chegou ao Corinthians em 2012 e, logo em seu primeiro ano de Corinthians, protagonizou o histórico e inédito título da Libertadores do Timão. Foi decisivo em inúmeros momentos como, por exemplo, na partida contra o Vasco em que defendeu uma bola de Diego Souza que poderia ter mudado o rumo da história do clube.

Naquele mesmo ano, foi protagonista no título do Mundial de Clubes contra o Chelsea, sendo, inclusive, eleito o melhor jogador da final. Cássio já é o goleiro que mais defendeu o Corinthians na história, com mais de 600 partidas vestindo a camisa do Timão – número que ainda deve crescer, visto que ele não demonstra estar perto de se aposentar.

Taffarel – Internacional

O nome Taffarel está guardado na memória da grande maioria dos brasileiros, em função do pênalti defendido na Copa do Mundo de 1994 que, consequentemente, garantiu o título ao Brasil. No entanto, o que nem todos os torcedores sabem é que o goleiro foi ídolo não apenas no Mundial daquele ano como, também, no Internacional.

Taffarel foi formado no Internacional e foi justamente no Colorado onde despontou para o mundo. A sua carreira no clube do Rio Grande do Sul começou em 1985, quando ele ainda era reserva. Bastaram apenas dois anos para que assumisse a titularidade da equipe e, em pouco tempo, a da própria Seleção Brasileira.

É fato que Taffarel não é o maior ídolo do Internacional. Esse título já tem dono incontestável: Falcão, o Rei de Roma, que foi um verdadeiro maestro e protagonista em títulos importantes do Colorado. Mas, quando se falam em goleiros no Brasil, o nome de Taffarel nunca fica de fora.

Ainda assim, vale ressaltar que foram poucos anos vestindo a camisa do Internacional. Profissionalizado em 1985, Taffarel deixou o Colorado em 1990. Pouco tempo, mas o suficiente para ser lembrado até os dias de hoje como um ídolo nacional revelado pela equipe de Porto Alegre.

Menções honrosas

O fato é que existem mais goleiros que, de fato, são considerados ídolos em clubes brasileiros. Esses três não representam todos, afinal de contas, um em específico não poderia ficar de fora: Marcos, do Palmeiras.

Titular no título da Copa do Mundo de 2002, Marcos é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores ídolos da história do Palmeiras. Assim como Ceni, ele só vestiu a camisa de um clube, nesse caso o Verdão, em toda a sua história (de 1992 até 2011, quando se aposentou). Nesse período, foi protagonista em muitas conquistas.

Fábio, ex-Cruzeiro, também é um dos goleiros considerados ídolo em um time brasileiro. Contratado pela Raposa em 2005, ele defendeu as redes da equipe mineira em uma das eras mais vitoriosas do clube, a qual perpassou pelos anos 2000 e teve seu fim já em meados dos anos 2010.

E para finalizar, há também o goleiro Márcio, que simplesmente fez história no Atlético Goianiense. O segundo goleiro brasileiro com mais gols de todos os tempos, Márcio ficou na equipe goiana de 2007 a 2016 – e nesse período foi simplesmente memorável.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress