Friburgo abre ‘xepa’ da vacina contra a Covid-19 para a população

A xepa da Covid-19 são as doses remanescentes de cada frasco no final do dia. Ou seja, após um dia de vacinação, os imunizantes que “sobram” em cada vidro aberto são aspirados e formam outras doses, não possuindo uma quantidade fixa por dia

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, através da Subsecretaria de Atenção Básica, descentralizou a xepa da Covid-19 do Posto Silvio Henrique Braune. Agora é responsabilidade de cada Unidade Básica e cada Estratégia de Saúde da Família aspirar as doses dos frascos e aplicar nos cidadãos. Além disso, desde segunda (12) esse imunizante está disponível para qualquer grupo.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A xepa da Covid-19 são as doses remanescentes de cada frasco no final do dia. Ou seja, após um dia de vacinação, os imunizantes que “sobram” em cada vidro aberto são aspirados e formam outras doses, não possuindo uma quantidade fixa por dia. O Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde dá autonomia às cidades para decidirem em quem vão aplicar essas doses. Podem convocar pessoas por telefone ou distribuir para as pessoas que aguardam nas filas.

No caso de Nova Friburgo, essas doses serão aplicadas para quem estiver aguardando nos pontos de vacinação daquele dia. “Vale ressaltar que isso não significa que é necessário aglomerar e realizar filas longas nas unidades, tendo em vista que é uma quantidade pequena e incerta de doses de xepas que são aplicadas por dia” – destacou a Prefeitura.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress