Fidelense Fidélis Bento Filho: Flamenguista por um jogo e ídolo no Mato Grosso

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Há duas semanas, o SF Notícias relatou a história de Jaime de Almeida, um fidelense que fez sucesso vestindo a camisa do Flamengo e da Seleção Brasileira no Futebol. Após dar uma passada pelo Basquete, com o campeão mundial de Italva, Chupeta, a série “Nasceu por aqui” volta a falar de Futebol, dessa vez para contar um pouco da vida de Fidélis Bento Filho, também de São Fidélis, que, apesar de não fazer tanto sucesso, atuou profissionalmente com a camisa do Flamengo, e foi se tornar famoso no centro-oeste do Brasil.

Nascido na Cidade Poema em 18 de junho de 1954, Fidélis conseguiu entrar para as categorias de base do clube da Gávea em 1971, ficando por lá até 1973, época em que foram revelados nomes com Zico, Rondinelli, entre outros que viriam a ser ídolos Rubro-Negros. No dia 30 de junho de 1973, realizou sua única partida como profissional pelo Flamengo, na vitória por 3 x 1 sobre o Combinado de Cachoeiro de Itapemerim/ES, em amistoso. Curiosamente, esse jogo foi o primeiro de Jayme de Almeida, filho do fidelense Jaime, com a camisa do Fla.

Após deixar o Flamengo, Fidélis foi para o Sergipe, ficando lá por menos de um ano. Depois, em 1974, se transferiu para o Remo, do Pará, e na mesma temporada foi para o Mixto, no Mato Grosso, com uma passagem também muito rápida. Porém, permaneceu no estado. No clube seguinte, o Dom Bosco, o jogador se firmou. Atuou por seis anos, de 1975 a 1981, quando voltou para o Mixto, ficando até o ano seguinte. Posteriormente teve nova passagem pelo Remo. Em 1983 atuou pelo Operário de Várzea Grande, e em 1984 pelo Atlético Mato-Grossense. Já em fim de carreira, retornou ao Dom Bosco, em 1985, e se aposentou com a camisa do azulão, clube onde se tornou ídolo.

Após pendurar as chuteiras, Fidélis virou cantor de samba. Atualmente, mora em Cuiabá. Em 2011, foi contemplado pelo Governo do Estado do Mato Grosso, com uma medalha de Honra do Mérito Esportivo, dada para atletas que ajudaram no desenvolvimento dos esportes mato-grossense.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress