Esgoto toma conta do cemitério público de S.Fidélis

cemitério foto vinnicius cremonez 12
Fotos: Vinnicius Cremonez

O aposentado Bernardino Sodré, de 77 anos, levou a nossa equipe para passar um dia em um lugar tranquilo, ou pelo menos onde deveria ser, mas no principal cemitério de São Fidélis, nem os mortos escapam dos problemas.

O aposentado convidou nossa equipe para conhecer o descaso que o poder público vem tendo com o local. Mato alto, sujeira e esgoto tomam conta do cemitério.

Segundo seu Bernardino, o esgoto sai das casinhas populares no bairro Chatuba, passa por  um terreno privado ao lado do cemitério e desagua no Rio Paraíba do Sul, mas a vazão está sendo maior do que as manilhas suportam. Com isso, o esgoto acabou minando no cemitério, ocasionando a inundação de boa parte dos túmulos do local.

cemitério foto vinnicius cremonez 13“Quando enterrei meu irmão no ano de 2008, a terra no cemitério estava seca e ainda não existia as casinhas populares, mas em 2011 quando tive que enterrar minha irmã, vi que havia água nos túmulos e depois disso fui contar o fato para a prefeitura que afirmou que solucionaria o problema, mas já faz três anos e essa situação não mudou”, lembrou Bernardino.

Ele ainda completou dizendo, que recentemente a prefeitura disse que esta água vem de uma nascente e por isso não pode ser alterada por proibição do governo cemitério foto vinnicius cremonez 3federal, mas ele têm certeza que na verdade se trata de esgoto.

Explicou também, que a situação-problema vem do terreno ao lado, que por lá passa uma manilha vinda das casinhas de espessura 30 milímetros, desse modo a manilha não consegue suportar a pressão da água, principalmente em períodos chuvosos, e sendo o terreno alto a água desce para o cemitério.

“Como forma de evitar esse vazamento, acredito que o certo seria trocar a tubulação com uma manilha mais resistente e jogar o esgoto na rede fluvial”, relatou o aposentado.

cemitério foto vinnicius cremonez 10Ainda segundo ele, os familiares responsáveis pelos túmulos estão contratando pedreiros para levanta-los em uma tentativa de evitar a água, e inclusive ele mesmo disse ter feito isso no túmulo de sua família.

Nossa equipe encontrou o administrador do cemitério, seu Amilton, trabalhando em uma obra para levantar um túmulo, que pertence um vereador. Amilton contou que já procurou a secretária de serviços públicos, mas que nada foi feito.

cemitério foto vinnicius cremonez 8“Eu fui lá na secretária que funciona na Ipuca, falei com eles. Eles me disseram que iriam resolver, mas até agora não vieram”, relatou Amilton.

Ainda segundo Amilton, muitas famílias proprietárias de túmulos no cemitério, o procuram para que ele possa fazer o levantamento dos túmulos. Durante a nossa visita no cemitério, encontramos vários túmulos que já foram levantados e outros que estão passando por obras. Além do cemitério foto vinnicius cremonez 5esgoto, nossa equipe encontrou  mato alto e até caramujos espalhados pelo cemitério. Ainda de acordo com o administrador, vários túmulos na parte baixa, da capela central até a entrada, estão com esgoto.

Em nota enviada para a nossa redação, a prefeitura de São Fidélis reconheceu que se trata de esgoto, e disse que pretende realizar a obra ou pelo menos começar a mesma, ainda este ano.

cemitério foto vinnicius cremonez 2Confira abaixo a nota enviada pela secretária de comunicação.

“Trata-se de uma obra grande de manilhamento, com cerca de 300 metros de extensão e que a Prefeitura está projetando para ser feita ainda este ano, ou pelo menos iniciá-la. O que vem ocorrendo é que, com a construção de casas populares no Bairro da Chatuba, antes de 2008, o volume de esgoto jogado na rede próxima ao cemitério, aumentou em mais de 100%. Na época, não houve a preocupação de reforçar essa rede. Por isso, a atual não comportou e vai ter que ser ampliada”.

cemitério foto vinnicius cremonez 1

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress