Escritor fidelense tem seu novo livro adaptado para musical no Rio de Janeiro pela Drag Queen de Miami que é sua biografada

O espetáculo ocorreu na Turma OK, organização de resistência LGBTQIAPN+ fundada em 1961, a mais antiga do mundo.

O escritor fidelense Antônio Júnior Persí e o artista drag Marcelo Guimarães se conhecem desde 2020 por meio das redes sociais. Marcelo fez parte da live de lançamento do livro “O Mortiço” em meio a pandemia, primeira obra de Persí e, de lá para cá, os dois se tornaram parceiros comerciais. Marcelo, que dá vida a drag queen Olga Dantelly em Miami desde 1999, comercializa em Miami, não somente o primeiro livro do escritor e sua tradução em espanhol, como também a obra literária “A Costura”. A parceria foi tão frutífera que Antônio Júnior Persí passou a escrever a biografia de Marcelo Guimarães. E, desde as últimas semanas, os dois se encontraram pela primeira vez no Rio de Janeiro para fazerem um espetáculo sobre Marcelo e Olga.

“Eu e Marcelo vimos como indispensável nos conhecermos pessoalmente antes de fecharmos o livro. E nada mais justo do que fazermos o último capítulo dessa biografia de forma orgânica, juntos um do outro e em meio a tantos amigos, familiares e artistas importantes para a trajetória de Marcelo, que estavam na plateia em um local também muito importante para a trama, a Turma OK.” – o escritor explicou.

continua após a imagem

O espetáculo foi um grande sucesso antes mesmo de ocorrer. No dia 20 de outubro seriam feitas duas sessões, ao meio dia e às 16 horas, tendo 3 horas cada show. No entanto, os ingressos esgotaram em menos de 24 horas da abertura das vendas meses atrás. Devido à alta demanda, foi necessário abrir mais um horário, sendo este às 20 horas do mesmo dia, que também esgotou em poucas horas.

“Eu fiquei chocado com a velocidade do esgotamento dos ingressos, mas muito feliz. Marcelo Guimarães e sua drag Olga Dantelly merecem toda essa aclamação. A história de Marcelo é extremamente mágica, e a trama ser contada por meio de uma grande peça, sem dúvidas, é uma oportunidade de fazer a magia exalar ainda mais. Não por menos houve interesse, não somente de cariocas, como também de pessoas de todo Brasil e até de outros países, como Colômbia, Venezuela e Estados Unidos.” – Persí detalhou.

O espetáculo foi no formato de musical e, por conta da complexidade do formato e a duração de 3 horas de cada sessão, foi necessário haver preparação de meses para que tudo saísse com excelência.

“Como eu conheço toda a história, assim como Marcelo, e por termos uma conexão muito afiada, fiz parte da direção artística do espetáculo. Ficamos desde junho trabalhando em prol do roteiro do espetáculo, o que é uma honra para mim. Marcelo Guimarães é um gênio, é uma das pessoas mais perspicazes que tive a oportunidade de conhecer em toda minha vida. Então, só de trabalhar ao lado dele já seria muito. Já ter sua confiança para que eu fosse diretor artístico foi uma honra inédita na minha vida e inestimável!” – O autor explanou.

Mais especificamente sobre o show, Antônio Júnior Persí explicou a nossa equipe que Jeycow Ferraz, o mestre de cerimônias do espetáculo, abriu o primeiro horário ao meio dia e, em seguida, chamou o escritor ao palco para que versasse acerca do pré-lançamento de seu livro e como a trama se unia ao espetáculo.

continua após a imagem

“Desde minha primeira fala, fiz questão de delinear que sou de São Fidélis, o que deixou parte do público intrigado, questionando como eu, alguém de uma cidade interiorana, tenho contato com um artista que é estrela de uma das cidades mais importantes dos Estados Unidos. Salientei que isso se deu por meio do bom uso das redes sociais. E, a partir disso, contei a minha história com Marcelo Guimarães, que começou como parceria comercial, se tornou amizade e que hoje em dia é família. Isso deixou a senhora Oneida e o senhor Darcy, os pais de Marcelo, bastante emocionados. Delineei também que sou fruto do ensino público de qualidade, já que minha formação é em Letras pelo IFFluminense, firmando como haver as universidades públicas é algo importante para a transformação de vidas, afinal, é o que me deu subsídios fundamentais para que eu me tornasse biógrafo da Olga Dantelly, uma estrela drag internacional. Por fim, disse que a palavra transformação é uma das que mais define Marcelo Guimarães, pois ele se transforma em Olga, assim como transforma toda realidade a sua volta. Não por menos, transformou o pré-lançamento de um livro em um musical. E salientei que o público não deveria desperdiçar tal oportunidade de também ser transformado por Marcelo ao longo do espetáculo, assim como a minha realidade e de tantas outras pessoas já foi transformada por ele.” – O escritor detalhou.

De acordo com Persí, após sua fala, houve o início do espetáculo por meio de um vídeo com recado da prefaciadora do livro, Ana Merlino. Na sequência, veio o vídeo de abertura, evidenciando a rotina de Marcelo nos Estados Unidos e sua vinda de Miami para o Rio de Janeiro. Esses e todos os outros vídeos exibidos ao longo do espetáculo foram produzidos e editados por Persí. Em seguida Olga Dantelly surgiu de rosa, da cabeça aos pés, deixando todos em polvorosa. Ao fim dos seus números iniciais, que eram solo, Olga deu de mão em um microfone e começou a saudar a todos.

continua após a imagem

“Foi muito emocionante ver Olga saudando seus amigos, familiares, fãs e ídolos. Como conheço a história e sei que todos estavam sem se ver há anos a fio, pude ver a emoção transbordar nos olhos de Olga, nos do público e também nos meus olhos.” – Persí explanou.

continua após a imagem

Na sequência foi sendo revelado o elenco que ajudou Olga Dantelly a contar sua história e a de sua família, saindo todos de dentro de uma grande réplica da capa do livro. Isso tudo tendo como trilha sonora canções importantíssimas para a história de Marcelo e da Olga Dantelly, fazendo com que a trama se transformasse em onírica, causando a possibilidade dos efeitos da peça serem ainda mais mágicos. Entre os temas abordados pelo espetáculo, houve a infância de Marcelo, entraves familiares, sua amizade com a grandiosíssima drag queen Lorna Washington (in memoriam), sua vida como marinheiro antes de sair do Brasil, a construção de sua vida em Miami, entre demais temas que são ainda mais detalhados no livro que está por vir, intitulado “Olga Dantelly: A Extraordinária Vida de Marcelo Guimarães”.

continua após a imagem

O espetáculo contou com grande elenco, contendo as drag queens Danny D’avalon e Layla Riker, a atriz Engel de Castro e os atores Carlos Sartori, Cacau Niemeyer, Diego Rammuz e Cesar Brandão. E Marcelo Guimarães fazendo ele mesmo e a Olga Dantelly, é claro.

“Enquanto o elenco brilhava no palco, nos bastidores era uma equipe imensa que se movimentava para que tudo ocorresse da melhor forma possível. Era o Ricardo Guimarães, irmão de Marcelo, a cargo das imensas listas de presença que continham 150 pessoas para cada horário. Era o Gustavo, marido de Marcelo, e sua mãe, que eu sabia que iam fazer parte do espetáculo de surpresa, sendo que nem eles mesmos sabiam. Eram Andrea Torraca, Ana Claudia Sobral e Roberta Vaz, sendo estas amigas de infância de Marcelo, que faziam de tudo para alocar todos nos acentos e servi-los da melhor maneira. Era a equipe da Turma OK fazendo de tudo para que as cortinas, as luzes, os vídeos e as músicas tivessem seu lugar. Era o Guilherme Guarino filmando tudo, tanto do palco, quanto dos bastidores em prol da feitura de um documentário. E, em meio a isso tudo, tinha eu, como um maestro, em uma pressão absoluta, para que tudo se orquestrasse da melhor maneira possível, de forma a cada brilho no palco se apagar ou acender na hora certa. Marcelo me confiou essa gigantesca responsabilidade, pois ele sabe que, depois dele, eu sou o que mais conhece a história. E, como ele costuma dizer, eu sou extremamente perfeccionista. Essa característica, que muitas vezes pode ser um defeito, Marcelo ajuda com que eu use-a de maneira a ser uma qualidade. E no final, tudo deu certo.” – Persí explicou.

continua após a imagem

Sobre a parte final do espetáculo, todo o elenco entrava no palco, assim como também o mestre de cerimônias Jeycow Ferraz e o escritor Antônio Júnior Persí. Olga Dantelly, de posse do microfone, saudou e proferiu o nome de cada um do elenco. Deixou Antônio Júnior Persí por último e disse algumas linhas que fizeram com que o escritor se debulhasse em lágrimas.

“Olga disse para mim ‘Antônio, obrigado por você ser quem você é. Obrigado pela sua competência. Obrigado pela sua inteligência. Obrigado pela sua companhia. Gente, o Antônio me manda mensagem todos os dias. Miami pode ser um lugar muito solitário e ele, mesmo a quilômetros de distância, me faz companhia. Me manda textos imensos… Esses dias perguntei algo pra ele e ele me respondeu com um textão que parecia uma enciclopédia. Mas fazer o que? É um escritor né?! Eu te amo, Antônio!’. E, ao final da fala, eu estava em um mix de sorriso no rosto e lágrimas nas bochechas. Olga é impactante demais!”. – o escritor explicou.

continua após a imagem

Nos intervalos entre os horários do espetáculo, o escritor também comercializou seus livros “O Mortiço”, “El Mortecino” e “A Costura” em um espaço reservado para ele na Turma OK, como também declamou poesias de sua autoria que tinham a ver com a história do Marcelo e da Olga. Além do espetáculo musical que ocorreu na Turma OK no último dia 20, Marcelo deu vida à Olga Dantelly em uma turnê pelo Rio de Janeiro, fazendo shows nos dia 18, 22, 23 e 25 por diversas casas noturnas importantes para a cena LGBTI+ do Rio, tendo no palco e também na plateia artistas cânones da noite da cidade maravilhosa.

“Durante todas os eventos de Olga, fomos conduzidos pela Danny D’avalon, grande drag queen do Rio de Janeiro que fez parte do elenco do espetáculo. Além de drag queen, Danny D’avalon é integrante do Grupo Arco-Íris, que é responsável pela parada LGBTI+ de Copacabana, e também faz parte do Grupo Pela Vidda-RJ, que é dedicado ao apoio, prevenção e assistência às pessoas vivendo e convivendo com HIV/AIDS. Todo engajamento da Danny nas causas sociais é reflexo da sua preocupação com o coletivo. Não por menos, ela nos acolheu e nos conduziu no e pelo Rio de Janeiro. Uma das últimas coisas que disse a ela foi ‘Já te considero amiga!’. E é verdade!” – Persí informou.

continua após a imagem

Mais uma drag queen que se fez relevante na passagem do escritor fidelense pelo Rio de Janeiro foi a Suzy Brasil. Drag queen caricata e comediante repleta de prêmios, Suzy fez um show de stand-up no Teatro Rival no dia 24. E, ao final, Suzy recebeu o escritor fidelense e Guilherme Guarino, responsável pelas imagens da viagem, para que trocassem figurinhas e fizessem fotos. E não somente, pois após o show, jantaram juntos, tendo a companhia da média infectologista, e também escritora, Marcia Rachid.

continua após a imagem

“Eu entrevistei a Suzy Brasil para a feitura do livro da Olga, afinal, os dois artistas fazem parte da cena LGBTI+ do Rio desde os anos 90. E a Marcia Rachid fez participação especial em um dos horários do espetáculo da Olga, levando falas e informações preciosíssimas de valorização da vida, também doando seus livros por meio da Danny D’avalon, afinal, a Marcia foi uma das fundadoras do Grupo Pela Vidda-RJ, no qual da Danny faz parte. De repente, estávamos todos juntos na mesma mesa. Confesso que, até agora, a cena me parece surreal. Foi uma surpresa muito boa. E agradeço demais ao Marcelo Guimarães por me levar ao Rio de Janeiro para viver todos esses momentos, sendo a ponte que fez com que eu tivesse acesso a essas pessoas tão importantes para os LGBTs como um todo e para mim.” – O escritor explanou.

continua após a imagem

Mais especificamente sobre o livro “Olga Dantelly: A Extraordinária Vida de Marcelo Guimarães”, Antônio Júnior Persí fez revelações interessantes.

“O espetáculo da Olga Dantelly na Turma OK e toda essa passagem dela pelo Brasil, que marcou o nosso encontro, é o último capítulo do livro. E todas essas coisas que estão sendo contadas aqui são só a ponta do iceberg. Para saber tudo que rolou no Rio nesses últimos tempos, assim como toda a história do Marcelo, aí já vai ser necessário ler o livro que está por vir. E eu garanto… Vocês não perdem por esperar!” – O escritor explicou.

continua após a imagem

Para acompanhar a pré-produção, o desenrolar do espetáculo e sua pós-produção, houve bastante material filmado por Guilherme Guarino. Haverá um documentário cobrindo desde o primeiro contato do escritor com seu biografado até os pormenores finais da feitura desse grande acontecimento.

continua após a imagem

“Penso que um documentário é algo indispensável para cobrir um dos encontros mais importantes da minha vida e também da vida de Marcelo Guimarães. É também muito, muito trabalho, ainda que em meio a muitas dificuldades que abarcam o mundo LGBTI+ haja brilho e perseverança. Mesmo com toda dificuldade que existe em materializar um evento tão grandioso, o espetáculo aconteceu com excelência. E nada disso teria acontecido sem Marcelo que deu a vida por tudo. É incrível ver Marcelo Guimarães se transformar em Olga Dantelly e fazer 3 horários de 3 horas cada em um só dia. Foram tantas falas, tantos abraços, tantos testemunhos e momentos transformadores que vivemos juntos. Já estou cheio de saudade de viver ao redor da magia que é o Marcelo e a Olga Dantelly. Marcelo definitivamente é uma força da natureza. Tudo foi extraordinário, repleto de lições, e isso precisa ser visto por todos para que cada um também seja transformado e para que exerçam o que for aprendido com cada lição.” – O escritor finalizou.

Para quem ainda não conhece a obra de Persí, há a oportunidade de adquirir um exemplar diretamente com o autor ou pelo site da editora Autografia (sendo a compra no site da editora sujeita a cobrança de frete). Clique AQUI para acessar o Instagram do autor e AQUI o Facebook.

plugins premium WordPress