Escola é evacuada durante princípio de incêndio em simulado do Corpo de Bombeiros em São Fidélis

simulado coroados 9

Fotos: Matheus Berriel / Vinnicius Cremonez

Para avaliar e aperfeiçoar o serviço prestado à população, o Destacamento 2/5 do Corpo de Bombeiros de São Fidélis realizou mais um simulado no município. O objetivo é usar a ficção em treinamentos para uma melhor atuação diante da realidade.

O simulado aconteceu na manhã desta quinta-feira (23/06) na Escola Municipalizada Mestra Maria Firmina, no bairro Vila dos Coroados. Com o início do incêndio na cozinha em um vazamento de gás, as salas de aulas foram evacuadas e as crianças levadas para a quadra da escola, local seguro para se abrigar em situações reais como essa, segundo o 1º Tenente Gomes, comandante do simulado coroados 12Destacamento de São Fidélis.

Após a equipe de combatentes controlar o vazamento e o incêndio, a equipe médica pode adentrar para socorrer duas vítimas, sendo uma em estado mais grave. Assim como na realidade, elas foram colocadas na ambulância, e seriam encaminhadas para uma unidade médica. O exercício realizado é extremamente importante para avaliar a capacidade de resposta da corporação num cenário real.

“Sou muito crítico. Na minha avaliação dou nota nove. A dez é a perfeição, e a gente alcança isso no momento de realidade, mas foi perfeito. Procederam ao local dentro dos limites de trânsito, os procedimentos foram feitos de forma exemplar. No simulado, colocamos em prática tudo o que aprendemos na parte teórica durante o semestre. Os militares são avaliados fisicamente e na parte operacional”, disse o comandante. No final do ano passado professores e alunos da unidade participaram de um treinamento de evacuação, para estarem prontos para uma situação real.

Equipes da Guarda Municipal de São Fidélis e uma guarnição da 4º Companhia de Polícia Militar participaram do simulado.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress