Enxurrada destrói ponte na zona rural de São Sebastião do Alto: mais de 50 milímetros de chuva

Nesta sexta (19) as condições ainda são favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva fortes, acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento, e não se descarta eventual queda pontual de granizo
Fotos e vídeo: Leitor SF Notícias

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) haviam alertado e a chuva chegou com forte intensidade aos municípios da região, principalmente entre a noite desta quinta e madrugada desta sexta. As áreas de instabilidade estão associadas a uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que até o domingo deve provocar chuva volumosa em parte do Sudeste. Em São Sebastião do Alto, na Região Serrana, foram registrados 58.73 milímetros durante a madrugada desta sexta em uma estação localizada no Centro. Mas, também choveu forte na zona rural. A chuva provocou estragos na localidade de Guarani. Uma ponte foi derrubada por uma enxurrada na estrada principal de acesso à localidade. Um vídeo enviado ao SF Notícias por uma moradora mostra os estragos registrados devido ao temporal. “É a principal estrada que dá acesso ao mercado da localidade, à igreja, à escola, ao campo de futebol. Passa caminhão de leite, de legumes, e a ponte essa noite foi derrubada pela enxurrada. Muita chuva” – disse.

continua após o vídeo

Ainda de acordo com a moradora, no local passa um córrego muito estreito, mas que vira praticamente um rio durante a chuva. Ela conta que a ponte já vinha apresentando problemas e que o setor responsável da Prefeitura chegou a realizar um reparo paliativo, com a colocação de barro em um buraco que se abriu na cabeceira. “Veio a segunda chuva derrubou tudo, a cratera se abriu de novo, eles voltaram jogaram mais barro e taparam” – conta. Com a forte chuva desta madrugada, a ponte acabou cedendo. A moradora relata ainda que outros pontos da localidade também estão intransitáveis para veículos, devido à queda de barreira e trechos em que crateras se abriram na estrada.

Região segue em alerta para chuva forte
Os moradores de áreas de risco devem continuar em atenção, pois há previsão de mais chuva nesta sexta e ao longo do fim de semana. O CPTEC emitiu um novo alerta que abrange São Sebastião do Alto. Segundo o órgão, as condições são favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva fortes, acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento, e não se descarta eventual queda pontual de granizo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress