segunda-feira , 26 outubro 2020

Elat registra quase 700 raios em Cantagalo, Bom Jardim e Duas Barras durante chuva desta quarta Também houve registro de queda de granizo em Cantagalo. Há possibilidade de chuva forte em algumas cidades da região nesta quinta

Também houve registro de queda de granizo em Cantagalo. Há possibilidade de chuva forte em algumas cidades da região nesta quinta

Fotos: SF Notícias/ leitores / reprodução

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, registrou quase 700 raios durante a chuva que atingiu alguns municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (14/10). O maior registro foi em Bom Jardim, onde foram detectados 60 raios nuvem-solo (que atingiram o solo) e 260 raios intra-nuvem (no interior de uma nuvem). Duas Barras foi a segunda cidade com maior número de raios detectados, sendo 125 raios nuvem-solo e 180 intra-nuvem. Já em Cantagalo, o ELAT registrou 30 raios nuvem-solo e 35 raios intra-nuvem. Os institutos oficiais haviam alertado para a possibilidade de chuvas fortes com rajadas de vento e até possibilidade de queda de granizo, o que ocorreu na Região Serrana. (continua após a foto)

Moradores de Duas Barras relataram uma intensa atividade elétrica, e após diversas descargas elétricas, houve queda no fornecimento de energia, que já foi restabelecido. Ainda em Duas Barras, na zona rural, moradores relataram que a força do vento derrubou árvores, e eucaliptos atingiram a rede elétrica. Leitores também relataram queda de energia em Bom Jardim. As áreas rurais entre Bom Jardim, Duas Barras e Sumidouro foram as mais afetadas pela chuva e pelas descargas elétricas. Leitores também registraram quedas de granizo em Cantagalo, no município de São José do Vale do Rio Preto (reveja AQUI) e na região da Posse, em Petrópolis. Em Cantagalo, a digital influencer Thaila Bela registrou o momento em que pedras de granizo caíram no telhado de sua residência no bairro Quinta dos Lontras (reveja AQUI). O sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) chegou a colocar Cantagalo, Bom Jardim e Nova Friburgo em atenção para possível elevação dos rios em função da chuva. (continua após a publicidade)

Alerta para mais chuva
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) publicou um novo alerta para possibilidade de chuva forte que, localmente, poderá vir acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade e queda de granizo, principalmente na região de divisa com Minas Gerais. Em nossa região, o aviso abrange Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macuco, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, Varre-Sai e outras cidades.

Mais do SFn