Elat contabiliza mais de 1.800 raios em Friburgo nesta terça e morador registra um deles

Nesta terça o Inmet havia alertado para a possibilidade de chuvas intensas em cidades da região. Instituto registrou mais de 50 mm em apenas 2h na região de Salinas
Foto: Johnny Knupp

O mês de dezembro começou com o avanço de fortes áreas de instabilidade pelo estado do Rio de Janeiro. Em algumas cidades, a chuva forte veio acompanhada de rajadas de vento e alta atividade elétrica, sendo que a chuva mais intensa foi observada na Região Serrana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na localidade de Salinas, zona rural de Nova Friburgo, choveu 53,6 mm em apenas duas horas, um dos maiores volumes do estado. Um morador do município registrou o momento em que um raio atingiu o solo na tarde desta terça, durante o temporal. Segundo Johnny Knupp, a foto foi tirada de sua residência, próximo à Praça do Furunfa, na direção de Varginha. O raio registrado por ele foi um dos 872 que atingiram o solo no município segundo levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica ELAT/INPE, a pedido do SF Notícias.

Ainda de acordo com o ELAT, foram registrados ainda 940 raios intra-nuvem (entre as nuvens) no município entre a tarde e a noite desta terça. Na manhã de ontem o Inmet havia alertado para a possibilidade de chuvas intensas em cidades do estado. Muitos raios também foram registrados nos municípios de Campos dos Goytacazes, sendo 439 nuvem-solo e 1.025 intra-nuvem; em Bom Jardim, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena. Veja a lista da quantidade de raios registrados em municípios da região nesta terça (01):

Município Raios Nuvem-solo Raios Intra-nuvem
Bom Jardim
284 466
Campos dos Goytacazes
439 1025
Cantagalo
1 0
Cordeiro
0 1
Duas Barras
31 59
Macuco
1 0
Nova Friburgo
872 940
Santa Maria Madalena
161 276
São Fidélis
43 42
Trajano de Moraes
237 240

VEJA MAIS

VEJA MAIS